Fim de junho. Esta é a nova previsão para a reabertura do Planetário do Carmo. Através de uma nota, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente informou que, atualmente, a pasta realiza o “processo de aquisição de peças para os serviços de restauro dos equipamentos dos planetários do Carmo e do Ibirapuera. A previsão de reabertura dos dois espaços é para o fim de junho de 2014.”
SEGUNDA ETAPA
A nova declaração prevê que o Planetário do Carmo não estará pronto antes da cerimônia de abertura da Copa do Mundo, marcada para o dia 12 de junho. Desta forma, atenderá à comunidade e aos turistas na segunda fase do torneio.
Em 2013, durante encontro realizado com empresários e membros do Comitê Especial para a Copa do Mundo (SPCopa), foi declarada a intenção de reabri-lo para o mundial. Isso porque, na época, a Prefeitura divulgou um projeto para fazer do Parque do Carmo um centro de atrações no período em que estivessem acontecendo os jogos. E, neste sentido, constava a reabertura do Planetário do Carmo.
Pelo novo comunicado, o espaço de astrofísica deverá ser reaberto praticamente na segunda etapa do torneio, caso mantida a nova previsão.
JOGOS
Pelo sorteio da Fifa, os jogos a serem realizados na Arena Corinthians, além da abertura entre Brasil e Croácia, 12 de junho, são Uruguai e Inglaterra, 19; Holanda e Chile, 23; Coreia do Sul e Bélgica, 26; a partida entre o primeiro colocado do Grupo F e o segundo colocado do Grupo E, pelas Oitavas de Final, no dia 1º de julho; e a partida da semifinal, no dia 9.
FECHADO
Construído em 2005 por meio de uma compensação ambiental entre a então empresa Telefônica e a Prefeitura, o Planetário do Carmo, localizado na Rua John Speers, 137, em Itaquera, fechou as portas 11 meses após a sua abertura. O motivo? Problemas estruturais.
Depois de anos fechado e após a conclusão da manutenção de seu projetor e das reformas realizadas pela Prefeitura, o espaço foi reaberto em caráter experimental entre agosto de 2012 até janeiro de 2013. Apenas com atividades voltadas a estudantes, o Planetário do Carmo precisou paralisar novamente as suas atividades. Desta vez por problemas relacionados a vazamentos.