A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e da SP Urbanismo, ampliou o prazo para que a população contribua na consulta pública on-line do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Arco Tietê. A plataforma Participe+ permanecerá aberta até 31 de julho para receber sugestões dos munícipes.
A plataforma participativa apresenta uma versão atualizada do Diagnóstico Econômico e Territorial do plano urbanístico e busca colher impressões da população e de diferentes atores sociais sobre as transformações recentes no território, as intervenções desejadas e canais de participação para debater a iniciativa.
ENTENDA O PIU ARCO TIETÊ
Transformar uma área historicamente marcada por processo de urbanização incompleto, com barreiras viárias, galpões vazios e desigualdades sociais, econômicas e ambientais, em um novo polo de moradia acessível, transporte eficiente e qualidade ambiental. Essa é a proposta da Prefeitura de São Paulo com o Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Tietê.
Com cerca de 3.600 hectares — o equivalente a 2,3% do território da capital — o plano abrange a planície fluvial do Canal do Rio Tietê e trechos de 14 distritos, como Lapa, Barra Funda, Pirituba, Santana, Vila Maria e Tatuapé. O objetivo é propor instrumentos e projetos de reorganização de desenvolvimento deste território, atrair investimentos e melhorar a vida de quem vive, trabalha e circula pela região.
O PIU Arco Tietê prevê uma série de intervenções, como a recuperação de áreas ociosas, construção de moradias populares, qualificação da mobilidade sustentável, novos eixos viários e ampliação de áreas verdes e de equipamentos públicos. Todas essas ações estão articuladas com políticas públicas e projetos que buscam requalificar o território, promovendo a integração entre bairros, facilitando o acesso ao transporte público e incentivando o uso sustentável do solo e dos recursos naturais.