Os Telecentros foram criados no começo do ano 2000, como parte do projeto da Prefeitura com o intuito de incluir a população dentro do acesso às novas tecnologias da informação, possibilitando o aumento do conhecimento sobre essas ferramentas, de maneira gratuita.
Localizados em diversos pontos da cidade, as unidades geralmente estão instaladas dentro de alguns órgãos públicos direcionados à cultura, como por exemplo, em bibliotecas e galerias, ou em associações e entidades do terceiro setor que as mantêm com um repasse de verba do município, atualmente por meio da Coordenadoria de Inclusão Digital, vinculada à Secretaria de Serviços.
Mas, infelizmente, o Telecentro localizado na Avenida Buenos Aires, próximo a Avenida Governador Carvalho Pinto (Tiquatira), que já foi alvo de incêndio, encontra-se desativado e atualmente tem servido de abrigo para moradores de rua.
Em funcionamento desde 2 de outubro de 2003, o Telecentro foi desativado em 20 de agosto deste ano porque, além de o prédio estar em má condição estrutural, no local será edificado um terminal de ônibus.
NA REGIÃO
Apesar de pouco divulgado, dentro do perímetro da Zona Leste, existem 29 unidades de Telecentros, sendo 22 em Itaquera e demais localidades e 7 na região do Tatuapé, Mooca e Belenzinho. Para participar é necessário se cadastrar no programa, apresentando o documento de identidade e comprovante de residência no local. Se a pessoa já possui cadastro, é só comparecer até uma unidade para se matricular nas oficinas. A lista completa dos Telecentros encontra-se no site.