Para o Dia Internacional dos Museus, celebrado no mês de maio, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos selecionou oito museus imperdíveis que podem ser visitados utilizando as linhas da CPTM e do Metrô. Confira.
MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO ASSIS CHATEAUBRIAND
O MASP é um dos principais cartões-postais da cidade e conta com um acervo de grandes nomes da arte moderna, reunindo obras-primas dos mais renomados pintores do século XX.
Horário de visitação: terças-feiras, das 10 às 20 horas (entrada até às 19 horas), quartas e quintas-feiras, sábados e domingos, das 10 às 18 horas (entrada permitida até às 17 horas) e às sextas-feiras, das 10 às 21 horas (com entrada permitida até as 20 horas). Às terças-feiras, a entrada é gratuita.
Onde fica? Avenida Paulista, 1.578, Bela Vista.
Como chegar? Estação Trianon Masp (Linha 2-Verde).
MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO
Com um acervo com mais de 18 mil peças, o MAS é uma das principais instituições do Brasil que prezam pelo estudo, conservação e exposição de obras relacionadas à arte sacra.
Além de ficar próximo à estação Tiradentes, a estação conta com a Sala Tiradentes, que possui um acervo do Museu de Arte Sacra, onde os passageiros podem apreciar obras de arte e exposições temporárias com entrada gratuita. A exposição atual é “Livro-objeto: a arte da encadernação a partir do acervo do MAS”, que fica em cartaz até 08 junho.
Horário de visitação: Terça a domingo, das 9 às 17 horas (entrada até 16h30). Aos sábados, a entrada é gratuita.
Onde fica? Avenida Tiradentes, 676 (Acesso pela Rua Jorge Miranda, 43), Luz.
Como chegar? Estação Tiradentes (Linha 1-Azul)
MUSEU DAS FAVELAS
Com o intuito de valorizar e preservar a história das favelas brasileiras, o Museu das Favelas é um casarão de três andares, localizado no marco zero de São Paulo.
Horário de visitação: terça a domingo, das 10 às 17 horas. A entrada é gratuita todos os dias (necessária a retirada de ingresso antecipado no site ou na recepção do Museu).
Onde fica? Largo Páteo do Colégio, 148 , Centro Histórico de São Paulo.
Como chegar? Estação Sé (Linha 1-Azul e Linha 3-Vermelha).
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Museu tem o intuito de valorizar a língua portuguesa de uma maneira interativa e diversificada, aproximando pessoas do mundo inteiro ao idioma. O museu abriu ao público em 2006 e foi reaberto em 2021, após sua reconstrução.
Horário de visitação: de terça a domingo, das 9 às 16h30 (permanência permitida até 18 horas). Aos sábados e domingos, o museu é gratuito.
Onde fica? Praça da Luz, s/nº – Centro Histórico de São Paulo.
Como chegar: Estação Luz (Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 11-Coral, além do Serviço 710 e Expresso Aeroporto).
PINACOTECA DE SÃO PAULO
A Pinacoteca é um dos museus mais antigos do Estado de São Paulo. Fundado em 1905, tem como missão mostrar ao seu público como a arte foi se formando no Brasil, desde a época colonial até a atualidade.
Horário de visitação: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 10 às 18 horas, e aos sábados e feriados, das 10 às 18 horas. Aos sábados, a entrada na Pina Luz é gratuita para todas as pessoas
Onde fica? Praça da Luz, 2 – Luz.
Como chegar? Estação Luz (Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 11-Coral, além do Serviço 710 e Expresso Aeroporto).
MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO
Dedicado à memória política do Brasil, o Memorial da Resistência fica localizado no antigo prédio do Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS/SP), junto à Estação Pinacoteca.
Horário de visitação: quarta a segunda, das 10 às 18 horas.
Onde fica? Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia.
Como chegar? Estação Luz (Linhas 1-Azul, 4-Amarela e 11-Coral, além do Serviço 710 e Expresso Aeroporto), saída Sala São Paulo – acesso pela Plataforma 1.
CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas está localizada em um dos pontos mais famosos de São Paulo, a Avenida Paulista. O casarão clássico com estilo francês construído em 1935, destaca-se como um dos poucos remanescentes da fase residencial da avenida. O espaço oferece aos visitantes oficinas de criação, palestras, lançamentos de livros, saraus, peças teatrais, entre outras atividades. Conta ainda com um jardim bastante visitado, que é um dos seus principais atrativos.
Horário de visitação: terça-feira a domingo – Jardim das 7 às 22 horas e Museu das 10 às 17h30. Entrada gratuita todos os dias.
Onde fica? Avenida Paulista, 37, Bela Vista.
Como chegar? Estação Brigadeiro (Linha-2 Verde).
MUSEU HISTÓRICO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA
Idealizado pelos imigrantes japoneses pioneiros, o museu tem como objetivo preservar e transmitir a história às gerações seguintes. O local conta com um acervo de mais de 97.000 itens pertencentes aos imigrantes.
Horário de visitação: terça a domingo, 13:30 às 17:30. Às quartas-feiras, a entrada é gratuita.
Onde fica? Rua São Joaquim, 381, Liberdade.
Como chegar? Estação São Joaquim (Linha- 1 Azul).
BILHETES
Para viajar, os passageiros podem comprar seu bilhete digital QR CODE para uso nos trilhos via Whatsapp no 11 3888-2200, aplicativo TOP – disponível para download nas plataformas Google Play ou Apple Store, ATMs distribuídas por todas as estações do Metrô e da CPTM e em mais de 8 mil pontos de venda na capital e região metropolitana. Nestes pontos a compra pode ser realizada com cédulas. Todos os processos são simples e rápidos, mesmo para quem não tem familiaridade com as novas tecnologias. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no www.boradetop.com.br
BIKES
Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô e na CPTM em qualquer horário. As bicicletas devem ser de tamanho convencional e, caso sejam elétricas, de dimensões semelhantes às das convencionais. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.