Na última segunda-feira, 11, durante a reunião do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) o comandante da 2ª Cia. do 51º BPM/M, capitão Ricardo Juhás Sanches, começou a apresentar os resultados do trabalho de aproximação entre o policiamento e a comunidade iniciado por ele, há cerca de dois meses, no Parque São Jorge. Segundo ele, o programa no qual o policial militar mantém um contato direto com os moradores estabelece um vínculo de amizade e de ajuda mútua. “As informações levadas pelas pessoas à PM nos faz direcionar o policiamento de uma maneira mais eficaz e cria um elo de comunicação”, explicou.
PROJETO
Para ressaltar como o projeto funciona, o comandante levou ao encontro dois dos PMs responsáveis pelo maior número de prisões em flagrante na região. O cabo Zamaro e o soldado Ferreira atenderam a um caso de roubo de veículo na Rua Arnaldo Cintra. Segundo eles, a vítima havia deixado o aparelho celular no carro e o mesmo possuía GPS. Com a informação, os policiais conseguiram seguir o veículo e chegar até as proximidades da Avenida Gabriela Mistral. Lá encontraram o carro, armas e dois suspeitos, que foram levados para a delegacia.
CONEXÃO
De acordo com o capitão Juhás, quanto mais forte for a conexão entre a PM e os moradores da região, melhor será a sensação de segurança. “Dentro do trabalho de inteligência, nós costumamos ligar para uma das vítimas, registrada no Boletim de Ocorrência, para tentar extrair mais detalhes do caso descrito. Desta forma e por meio de cruzamento de dados, conseguimos traçar um paralelo com outros crimes para ver se existe algum grupo organizado agindo no local”, salientou.
INFORMAÇÃO
Com o objetivo de ajudar as pessoas a se precaver, o comandante entregou uma pasta, a cada um dos presentes, contendo regras do programa “Vizinho Solidário” e um folheto com os dez mandamentos da Polícia Comunitária, além de mostrar qual é o seu papel e os princípios norteadores do projeto. Por fim, o capitão deu dicas simples para se evitar roubos ou furtos. Uma delas é não permanecer dentro do veículo depois de estacionar. Outras duas são: não andar com o aparelho celular ou equipamentos sofisticados na mão.