A tradicional Festa das Cerejeiras começou nasexta-feira, dia 25, no Parque do Carmo, com uma programação especial. Realizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, em parceria com a Prefeitura, o evento gratuito está em sua 45ª edição e reúne milhares de visitantes em um dos momentos mais simbólicos do calendário cultural da cidade, seguindo a tradição japonesa de contemplar a floração com apresentações culturais e feira gastronômica.
A 45ª edição do festival segue até 3 de agosto. Os visitantes poderão aproveitar apresentações culturais e musicais, danças folclóricas, apresentação de Taiko (tambores japoneses), atividades no Bosque das Cerejeiras, ações no planetário e sessões sobre a cultura japonesa. Além disso, as barracas da praça de alimentação oferecem comidas típicas como yakissoba, temaki, tempurá e gyoza.
A florada ocorre no Bosque das Cerejeiras, onde estão mais de 4 mil árvores que brotam, especificamente, nessa época do ano. A ação mantém a tradição hanami viva no Brasil, a de contemplar a beleza da natureza e das flores. Do outro lado do mundo, no Japão, a expressão celebra a chegada da primavera e marca uma época de renovação e otimismo.
“A Festa das Cerejeiras é um momento de conexão, unindo tanto as comunidades japonesa e brasileira, quanto as pessoas e a natureza. É uma oportunidade única de contemplar a beleza do mundo natural e construir memórias inesquecíveis em família”, afirma Rodrigo Ashiuchi, Secretário do Verde e do Meio Ambiente.
Recentemente, o Parque do Carmo recebeu as famosas luminárias japonesas que ficavam no bairro da Liberdade, valorizando a história do local. Será a primeira vez que os equipamentos de luz estarão na Festa das Cerejeiras, trazendo ainda mais beleza ao parque e fortalecendo a cultura nipo-brasileira no local.