José Alberto Serra de Almeida, diretor do Ilume (Departamento de Iluminação Pública), esteve no Parque do Carmo, em Itaquera, no sábado anterior, 20, acompanhado do diretor do Depave (Departamento de Parques e Áreas Verdes), Milton Roberto Persoli, para divulgar um novo projeto de iluminação que deverá ser implementado no local em breve. Apesar de ter anunciado sua presença, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Ricardo Teixeira, não compareceu, alegando questões particulares.
QUATRO ETAPAS
De acordo com Alberto Serra, a princípio o Ilume desenvolverá quatro etapas de trabalho no parque. A primeira, que estava programada para ser encerrada na quarta-feira, 24, dizia respeito ao total funcionamento dos cerca de 170 pontos de iluminação. A segunda fase, conforme o diretor, pretende tornar o sistema mais eficiente.
LÂMPADAS
“Atualmente, pelas características do local, as lâmpadas de 100 watts não geram luminosidade suficiente. Por conta disso, temos a intenção de investir em lâmpadas com 200 ou 250 watts de capacidade”, previu. Alberto Serra adiantou, ainda, que num terceiro momento o Ilume deverá normatizar todo o sistema utilizando lâmpadas de vapor de sódio, substituindo as de vapor metálico ou de mercúrio.
ALTERNATIVA
Por fim, na quarta etapa, o Departamento de Iluminação apostará suas fichas no desenvolvimento de um projeto de energia alternativa e na expansão do número de luminárias para o parque. “Nossa vontade é de elevar os aproximadamente 170 pontos luminosos para 300, ou seja, quase dobrar o número de áreas iluminadas”, declarou o diretor.
FURTOS
Sobre a questão de furtos de fios, que vêm ocorrendo em alguns parques da cidade, Alberto Serra relatou não existir a possibilidade deste tipo de ocorrência no parque de Itaquera por conta do sistema ser aterrado. “Agora, com a modernização da iluminação, todas as caixas de passagem serão mapeadas antes de serem cobertas por placas de grama”, ressaltou
MAIS VISITANTES
Para Persoli, a melhoria na iluminação também está relacionada ao provável aumento do número de frequentadores do parque com a aproximação da Copa do Mundo em 2014. Segundo ele, o volume de público gerado pela Copa das Confederações, no Rio de Janeiro, dá uma ideia do que poderá ocorrer em São Paulo e, principalmente, em Itaquera. “Aliado à elevação do fluxo de pessoas, também teremos de ampliar e redistribuir a segurança feita pela Guarda Civil Metropolitana e por empresas contratadas”, disse o diretor do Depave.
SHOWS OU CONCERTOS
Persoli, que também foi subprefeito de São Miguel, falou em buscar novos parceiros para levar mais eventos de cultura ao parque, investir em programações esportivas e também melhorar a qualidade da água do lago. O diretor do Depave revelou que pretende colocar o parque como primeiro na lista de escolhas das empresas ou grupos interessados em organizar musicais, shows ou concertos ao ar livre. Além disso, Persoli declarou sua intenção de transformar o local em um centro de referência na área de sustentabilidade. Neste sentido, quer programar cursos, palestras e encontros ligados ao meio ambiente.
A nova iluminação do Parque do Carmo ficou maravilhosa ,agora só falta funcionar todas as lâmpadas, pois a metade dela encontram-se apagadas