A Câmara Municipal de São Paulo recebeu na semana passada, dias 8 e 9, quinta e sexta, o evento Parlamento Jovem Paulistano 2012, que permite a estudantes de escolas públicas e particulares ocuparem o Plenário da Casa por um dia e debaterem projetos de lei.
Na quinta-feira, os estudantes eleitos e os suplentes receberam informações sobre as atividades da Câmara e instruções sobre como atuar na sexta-feira, dia da instalação do Parlamento Jovem, com diplomação dos jovens vereadores, eleição da Mesa Diretora e votação dos projetos apresentados pelos alunos no Plenário 1º de Maio.
PARTICIPAÇÃO
Para participar, os estudantes tiveram de escolher um partido correspondente ao tema de seu interesse (Habitação, Educação, Esportes, Natureza, Saúde, Planejamento Urbano, Trânsito e Transporte, Emprego, Cultura, Segurança Urbana e Assistência Social) e apresentar um projeto de lei relacionado ao assunto.
Nesta 11ª edição foram recebidas 133 inscrições. Destas, 60 estudantes foram selecionados, sendo 55 vereadores e 5 suplentes. Entre eles estava a jovem Nathalie Melo Tedim Maria, de 11 anos. Cursando o 6º ano no Colégio Santa Amália, Nathalie escolheu o tema Trânsito e Transporte.
“O meu projeto é para colocar bagageiros na parte da frente dos ônibus para que as pessoas possam acomodar as suas bicicletas. Este bagageiro comporta de três a quatro bicicletas, nos tamanhos médio e grande”, explicou a ‘jovem vereadora’. “Isso funciona no Canadá e pensei que poderia ser legal ter aqui também”, defendeu.
“Fiquei muito orgulhosa de ver a minha filha entre os participantes. Achei legal a sua preocupação em querer melhorar a cidade e se interessar pelo projeto. E mais feliz ainda quando o trabalho dela foi escolhido pela escola”, completou Adriane Zeli de Melo Maria.