O Licenciamento Digital (CRLV-e), documento de porte obrigatório para os motoristas, já é feito de forma on-line no Estado de São Paulo e pode ser acessado pelo portal – www.poupatempo.sp.gov.br – e no aplicativo Poupatempo Digital.
CALENDÁRIO DE VENCIMENTO
O calendário de vencimento do CRLV-e varia de acordo com o final da placa do veículo. Quem não realizou o licenciamento antecipado este ano, poderá fazer o pagamento até o último dia útil do mês de vencimento. O prazo, que começou no dia 1º de abril, vai até 31 de dezembro – exceto para caminhões e tratores, que têm datas entre setembro e dezembro.
RENOVAÇÃO, MULTAS E PONTUAÇÃO
Atualmente, mais de 70% dos atendimentos do Poupatempo são feitos pelos canais digitais, como a renovação e segunda via de CNH, consulta de multas e de pontuação na CNH, IPVA, Carteira de Trabalho, Seguro desemprego, Licenciamento e transferência de veículos, entre outros.
DIGITALIZAÇÃO
Para o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, a digitalização de processos é uma realidade que tem avançado ainda mais durante o período de pandemia.
CARTILHAS E TUTORIAIS
Para facilitar a vida de quem tem dificuldade em realizar serviços on-line, o Poupatempo disponibilizou cartilhas e vídeos tutoriais, com o passo a passo dos principais atendimentos oferecidos. Os materiais estão disponíveis no site –www.poupatempo.sp.gov.br. “Além de ampliar para 130 as opções eletrônicas em menos de um ano, o Poupatempo também está empenhado em aprimorar os atendimentos on-line. Isso é para que o usuário tenha a mesma experiência satisfatória com a qual está habituado em nossas unidades físicas”, conclui Macedo.
INFORMAR NÚMERO DO RENAVAM
Em um banco conveniado ao Detran, caixa eletrônico ou internet banking, o motorista deve informar o número do Renavam do veículo. Depois, irá pagar a taxa do licenciamento e outros débitos, se houver. Em até três dias após o recebimento da taxa, o CRLV-e ficará disponível para download e impressão. Tudo estará no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo, Detran e Denatran, além dos aplicativos Poupatempo Digital e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O documento poderá ser salvo no próprio celular e impresso, em papel sulfite comum

