Não foram apenas as orquestras e companhias de ópera europeias e americanas que resolveram manter o contato com o público durante o período de confinamento provocado pela disseminação do coronavírus. Grupos brasileiros também criaram caminhos para seguir oferecendo apresentações de seus acervos.
SINFÔNICA
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, além de todas as gravações de seu selo digital, publicou esta semana em seu site (encurtador.com.br/hjtS7) o registro com as obras estreadas pelo grupo no ano passado na Sala São Paulo.
SÃO PEDRO
O Theatro São Pedro também colocou concertos e montagens de óperas em seu canal no YouTube. A primeira delas, já no ar, é a dobradinha Pulcinella & Arlecchino (encurtador.com.br/cyWY2), que uniu as peças de Stravinsky e Busoni, sob direção de William Pereira e Ira Levin.
MINAS GERAIS
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais está relembrando os mais de cem vídeos com trechos de concertos, bastidores e histórias de compositores em seu canal no YouTube (www.concerto.com.br). A orquestra também acaba de lançar seu podcast Filarmônica no Ar (www.concerto.com.br). E uma série sobre Beethoven (encurtador.com.br/bgtDO), motivada pelos 250 anos do compositor, um dos temas da temporada deste ano.
RIO DE JANEIRO
Na página do Facebook do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (encurtador.com.br/sHLW2), artistas da casa – orquestra e coro – têm feito pequenas apresentações individuais. Além disso, registros históricos de óperas da casa também estão sendo oferecidos como alternativa – entre eles, há a célebre Traviata (encurtador.com.br/RTUV1) que indispôs Maria Callas e Renata Tebaldi nos anos 1960.
PETROBRAS
A Orquestra Petrobras Sinfônica (encurtador.com.br/aipZ7) vai disponibilizar 45 vídeos com trechos de apresentações do grupo no YouTube. Já a Sala Cecília Meireles (encurtador.com.br/gorVX) criou a série Fermata. O nome se refere ao símbolo que, em música, significa “parada”. Na “série”, a Sala vai usar seu canal no YouTube para colocar registros de concertos recentes de sua história, com especial destaque para a música brasileira.
PORTO ALEGRE
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre também colocou boa parte de seus concertos da temporada 2019 em seu canal no YouTube (encurtador.com.br/fDZ49). Entre os destaques, está a montagem da ópera Orfeu e Eurídice apresentada no Theatro São Pedro com regência de Evandro Matté e direção cênica de William Pereira.
GOIÁS
A Filarmônica de Goiás também preparou uma agenda para o período de quarentena. Na página do Facebook dos músicos da orquestra (encurtador.com.br/jnW69), concertos dos últimos anos serão oferecidos periodicamente – o primeiro teve a obra de Guerra-Peixe como tema. Em Salvador, Ricardo Castro e os músicos do Neojiba têm realizado ensaios pela internet, também abertos ao público – eles podem ser vistos na página do Facebook do projeto (encurtador.com.br/fpJT1).