O Grupo de Articulação das Pastorais Afros Diocese de São Miguel Paulista (Gapad) realizará, no dia 11 de maio, das 10 às 16 horas, na Oficina Cultural Alfredo Volpi, o encontro “Africanidades”. O encontro tem como objetivo pontuar a necessidade da reflexão e da ação da sociedade civil e dos movimentos sociais sobre a garantia e manutenção das políticas públicas para a população afro-brasileira, assim como ao resgate e valorização da sua história e cultura. Palestrantes: Ibrahim Muinde Musyoka e Marlei Madalena da Boa Morte.
No dia 16 de maio, a partir das 16 horas, ocorre o “Poemas para Daniel”, roda de poesias com poetas do sarau “O que dizem os umbigos?”. Eles se reúnem para celebrar a vida e partilhar escritos do poeta Daniel Marques.
LAMPIÃO
Para o mesmo dia, das 19 às 21h30, está programado na Alfredo Volpi o debate cultural aberto ao público: “Lampião, um brasileiro incomum”. Coordenado pelos integrantes do Núcleo de Estudos em Corporeidades Negras, o encontro discutirá a figura contraditória de Lampião. Se para alguns ele foi um herói, para outros um assassino cruel. Mesmo assim, entrou para a história como um rei, o Rei do Cangaço. Além de analisar essa que é uma das personalidades mais misteriosas da história do Brasil, o núcleo vai discorrer sobre a produção de masculinidades no sertão nordestino. O evento contará com a participação de Moacir Assunção, mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e jornalista com passagens pelos jornais O Estado de S.Paulo e revista IstoÉ.
CARNE URBANA
De 8 a 15 de junho, sempre aos sábados, às 20 horas, a T.F Cia. de Dança apresentará, na Alfredo Volpi, “Carne Urbana”. A instalação coreográfica busca refletir sobre a fisicalidade dos corpos urbanos e as transformações do corpo, revelando percepções ora silenciadas internamente, ora escancaradas no bando, e que emanam nesta exposição de carnes. Direção geral e concepção: Igor Gasparini. Intérpretes-criadores: Arthur Alves, Edvan Gonçalves, Igor Gasparini, Luiz Paulo Raguza, Marcia Marcos, Maria Emília Gomes, Maju Kaiser, Pasha Gorbachev e Natália Moura. Retirar ingressos com 30 minutos de antecedência. São 40 lugares.
Local: Oficina Cultural Alfredo Volpi – Rua Américo Salvador Novelli, 416. Mais informações no telefone 2205-5180.