Na última quinta-feira, dia 18, esta Gazeta recebeu a denúncia de que as obras do Centro de Educação Infantil (CEI) do Tatuapé, localizado na Rua Serra de Botucatu, 328, teriam sido abandonadas há pelo menos três semanas. Segundo a moradora, que não quis se identificar, não há funcionários trabalhando mais na construção e parte dos tapumes está se deteriorando. Por conta da questão, a reportagem foi até o prédio na sexta-feira, dia 19, e encontrou um cenário preocupante, levando em consideração o que a própria Prefeitura havia prometido.
DEZEMBRO
Em maio deste ano a assessoria da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) havia divulgado que a previsão para a entrega do CEI estava marcada para dezembro. A Siurb revelou, ainda, que para cumprir o prazo já tinham sido concluídos os serviços de alvenaria de elevação, revestimentos (chapisco, emboço), instalação de pontos de tomadas e interruptores, prumadas de AF e AE, cobertura, regularização do contra piso e muretas de bancadas.

ANDAMENTO
Na épóca, estariam em andamento a colocação de pisos, revestimentos com azulejos e pastilhas, caixilhos e portas metálicas, forros do tipo dry wall, vidros, instalações elétrica e hidráulica, pintura geral, caixa d’água, muros e drenagens, calçadas, paisagismo e brinquedos. Apesar do anúncio, este semanário só conseguiu enxergar dois ou três dos itens informados realmente sendo feitos. O restante parece nem ter sido iniciado. Outro problema é que, caso a secretaria queira concluir o cronograma proposto, faltam quatro meses para o fim do prazo.
HISTÓRICO
A obra está custando aproximadamente R$ 3,5 milhões aos cofres públicos. Antes do início da construção, o terreno, localizado atrás da Praça Karnick Avedis Nahas, foi alvo de diversas denúncias, pois acumulava lixo e entulho, que era lançado por “carroceiros” e por quem passava pelo local. Além disso, o mato era alto e a área se transformou em foco de proliferação de mosquitos, baratas e ratos.
BERÇÁRIOS
O lugar terá, preferencialmente, crianças de Berçário I, Berçário II, Minigrupo I e Minigrupo II. A formação das turmas deverá observar a seguinte proporção adulto/criança: Berçário I – com turmas de sete crianças por educador. Berçário II – com turmas de até nove crianças por educador. Minigrupo I – com turmas de até 12 crianças por educador. Minigurpo II – com turmas de até 25 crianças por educador.
A área construída será de cerca de 920,56 m², com dois pavimentos. O projeto será composto por berçário, lactário, cozinha, refeitório, banheiro, brinquedoteca e elevador. O CEI atenderá 117 crianças.