Robert Francis Prevost, o papa Leão XIV, esteve em São Paulo, em julho de 2013, durante a programação oficial do Encontro de Jovens Agostinianos (EJA 2013), realizada no Colégio Agostiniano Mendel, no Tatuapé. A visita aconteceu antes do evento principal daquele ano, que foi a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que recebeu o papa Francisco no Brasil.
Durante o evento, Robert Francis Prevost visitou também outras unidades da Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência (SAEA) . No Colégio Agostiniano São José, ele celebrou uma missa e entregou certificados de reconhecimento pelo trabalho e dedicação a alguns colaboradores e responsáveis da comunidade que contribuíram com a evolução dos trabalhos da instituição.
Já em Guarulhos, participou de missões de evangelização, visitando com os jovens, casas na comunidade Cabuçu, realizando orações com as famílias. Após as missões realizadas neste dia, ele celebrou uma missa junto com os mais de 700 jovens que participavam no encontro, na capela do Complexo Santa Mônica que atende a comunidade e é administrado pela SAEA.
LEÃO XIV
O novo papa nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955. É filho de Louis Marius Prevost, de ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de ascendência espanhola. Além de norte-americano, ele também possui a cidadania peruana, obtida em 2015.
Prevoust estudou na Catholic Theological Union em Chicago, graduando-se em Teologia. Aos 27 anos, foi enviado por seus superiores a Roma para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino. Na Urbe, foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982, no Colégio Agostiniano de Santa Mônica, por Dom Jean Jadot, pró-presidente do Pontifício Conselho para os Não Cristãos, hoje Dicastério para o Diálogo Inter-religioso.
Arcebispo emérito de Chiclayo, cerca de 750 quilômetros ao norte de Lima, Prevost deixou o Peru para se juntar ao governo do Vaticano. Em janeiro de 2023 o novo papa foi chamado por Francisco a Roma. Ele se tornou prefeito do Dicastério para os bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, promovendo-o a arcebispo. E no Consistório de 30 de setembro do mesmo ano, ele o criou e o tornou cardeal, atribuindo-lhe o diaconato de Santa Mônica.



