Os moradores de Itaquera seguem na expectativa de saber se o transporte público da região irá passar por mudanças devido à abertura da Copa do Mundo de 2014 e da construção do estádio do Corinthians. No ano passado, eles ouviram do secretário estadual dos Transportes, Jurandir Fernandes, a possibilidade da Avenida Jacu-Pêssego receber um corredor de ônibus. Em janeiro deste ano, em matéria publicada nesta Gazeta, a assessoria da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (Emtu) confirmou a implantação do Corredor Metropolitano Perimetral Leste (Jacu-Pêssego).
Oito meses depois, este semanário voltou a interpelar a Emtu para buscar novas informações a respeito do sistema de transporte. Segundo a empresa o trajeto do BRT Perimetral Leste-Jacu Pêssego será basicamente pelas avenidas Monteiro Lobato, Santos Dumont, Jacu Pêssego e Ragueb Chohfi.
PRIMEIRA FASE
A assessoria revelou que o projeto funcional foi concluído e o projeto básico continua em fase de contratação. Mesmo assim, ela pode adiantar que a extensão de 26 quilômetros está mantida e a primeira fase terá 14,4 quilômetros, com a construção do trecho entre a Avenida Ragueb Chohfi e a Rodovia Ayrton Senna. A previsão de publicação do edital de obras é dezembro de 2012 e existe a probabilidade das obras terem início no primeiro trimestre de 2013.
PRIMEIRO SEMESTRE
Com relação à previsão de conclusão das obras, a empresa ressaltou que a primeira fase do BRT Perimetral Leste – Jacu-Pêssego será entregue à população no primeiro semestre de 2014, a tempo de prestar serviço durante a temporada de abertura da Copa do Mundo de 2014. Quanto ao investimento, o cálculo inicial de gastos previstos para a primeira fase é de R$ 330 milhões.
Como funcionará o sistema?
O projeto Perimetral Leste – Jacu-Pêssego atenderá a uma área onde estão concentrados mais de 1,5 milhão de habitantes. A ligação promoverá a mudança gradual nos deslocamentos, reduzindo o número de viagens de ônibus destinadas à área central da capital por meio da conexão de dois corredores: o já consolidado Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) e o Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi) que está em construção. Os dois empreendimentos beneficiarão a população das regiões Norte e Leste.

Os 175 mil usuários estimados que utilizarão diariamente o novo corredor terão maior mobilidade por meio de integrações com o sistema metroferroviário (Linha 11 da CPTM e Linha 15 Monotrilho do Metrô), ônibus municipais e metropolitanos nas 26 estações de embarque e transferências.
195 ÔNIBUS
Ao longo de 26 km de extensão, circularão 195 modernos ônibus (articulados e Padron), de maior capacidade de transporte, com portas mais largas, ar-condicionado, GPS, wi-fi e câmeras, propiciando mais conforto e segurança aos usuários. A modernidade estará presente na arquitetura das estações que contarão com travessias aéreas e acesso por escadas rolantes e elevadores. A preservação do meio ambiente também faz parte da concepção das estações que terão dispositivos para a captação de energia solar e de águas pluviais.
O conceito de operação é o do BRT (Bus Rapid Transit). Esse novo sistema de transporte será construído no canteiro central do viário, propiciando total exclusividade para a operação dos ônibus, sem qualquer interferência do tráfego geral.