O Museu da Imigração, localizado na Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca, divulga atividades deste mês. Aos fins de semana, os educadores do museu realizam visitas mediadas pela exposição de longa duração “Migrar: experiências, memórias e identidades”, com aproximadamente 30 minutos de duração. Datas: sábados, 15 e 29, às 15 horas, sábados, 8 e 22, às 11 horas; domingos, 16 e 30, às 11 horas e feriado do dia 21, às 15 horas. Faixa etária: crianças a partir de 12 anos, jovens e adultos. Sem necessidade de inscrição. Vagas limitadas por ordem de chegada.
‘CAÇA-LIVROS’
O encontro “Leituras ao Pé do Ouvido” acontece aos domingos. Nele, os mediadores do espaço “Semear Leitores” trabalham com as mais variadas possibilidades do livro, como sua materialidade, ilustração e mediações de leitura. Neste mês, a atividade proposta é o “Caça-livros”, na qual, por meio de pistas pertinentes às especificidades de cada livro, como cor, formato e temática, tenta-se encontrá-los pelo museu. Em caso de chuva, a atividade será adaptada. Datas: domingos, 9, 16, 23 e 30, às 15 horas. Faixa etária: crianças acompanhadas de um adulto responsável. Inscrição: Sem necessidade de inscrição. Vagas limitadas por ordem de chegada.
‘AMBIENTES CONSTRUÍDOS’
No próximo dia 19, às 11 horas, ocorre a abertura da exposição temporária “Ambientes construídos: um guia alternativo do Japão”. Em parceria com a Fundação Japão, a mostra propõe analisar as construções no Japão como produto de um diálogo entre o contexto histórico e o contexto espacial, apresentando um total de 80 intrigantes edifícios, projetos de engenharia civil e paisagens a partir da perspectiva de ambientes construídos.
SOBRE O JAPÃO
O Japão é um arquipélago que se estende de norte a sul. Muitas regiões têm uma gama completa de mudanças sazonais e um relevo diversificado. Como resultado, o Japão está frequentemente sujeito a desastres naturais, como terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis e tufões. Assim, toda a arquitetura, projetos de construção e paisagens no Japão refletem fortemente essas condições.
FUNCIONAMENTO
A mostra ficará aberta à visitação de terça a domingo, no horário de funcionamento do museu, até o dia 11 de junho. Sem necessidade de inscrição. Funcionamento: de terça a sábado, das 9 às 18 horas; e domingo, das 10 às 18 horas (bilheteria até as 17 horas). Aos sábados o acesso é gratuito. Demais dias R$ 10,00 (inteira).