Várias reconstruções de sarjetas e reposições de guias estão sendo feitas em trechos de ruas do Tatuapé. Aliás, na Rua Serra de Botucatu, entre a Rua Antonio de Barros e a Avenida Conselheiro Carrão, por exemplo, não há nenhum tipo de placa. Por isso, a jornalista Ana Cristina, que costuma passar pelo local em dureção à estação Carrão do Metrô, afirmou ter visto um veículo cuja lateral tinha um adesivo escrito “conservação de viários” SPTrans. “Apesar disso, não vi nada que indicasse o objetivo da intervenção, a empresa contratada responsável e o custo das obras”, reclamou.
GUIAS SOBRE AS CALÇADAS
Depois, Ana afirmou ter visto os trabalhadores quebrando as sarjetas e depois trazendo guias novas. “Muito rápido eles fizeram buracos, preencheram com armações de ferro e em seguida jogaram concreto. Contudo, as guias de reposição ficaram sobre a calçada e, mais tarde, foram colocadas”, explicou a jornalista. Após verificar o que estava sendo feito, Ana se disse inconformada com o direcionamento dado às verbas da Prefeitura. Sobretudo, para ela, não tinha sentido retirar sarjetas e guias aparentemente em perfeito estado. “Gostaria que esse esforço pudesse ser direcionado ao recapeamento de vias e ao plantio de mais árvores”, finalizou.
AINDA HÁ DEGRAUS
Agora, além de os serviços não terem acompanhado toda a rua, nos pontos executados foram deixados degraus entre a sarjeta e o antigo asfalto. Nesse caso, não há informação no local sobre algum tipo de continuidade de reparo no piso para nivelá-lo. Embora a moradora tenha visto um carro da SPTrans sinalizando o trecho de proibição de estacionamento, durante um período de 15 dias não existiu comunicação de alerta a vizinhos ou comerciantes. Ademais, o mesmo mistério se deu em relação à “conservação de viários”, pois quem mora ou trabalha nas proximidades revelou não ter notado problemas na questão específica.
EXPLICAÇÕES TÉCNICAS
Após parte do trabalho realizado, ficam as perguntas sobre a explicação técnica para as obras e se o investimento estava previsto no orçamento. Ao mesmo tempo é preciso saber quais ruas do Tatuapé serão atendidas e quando o projeto serão finalizado.
CET RESPONDE
Na última sexta-feira, dia 10, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que as guias e sarjetas na Rua Serra de Botucatu estavam trincadas, quebradas e/ou possuíam infiltrações, motivo pelo qual foi necessário realizar obra de reparo por tratar-se de via de interesse do sistema de transporte coletivo. Segundo o órgão, os trabalhos tiveram início em agosto e têm previsão de conclusão para outubro, estando sujeitos à interferência de condições climáticas. As obras receberam investimento de R$ 670 mil, previstos no orçamento de 2021.