Desde que as obras da Linha 2 – Verde do Metrô tiveram início, na região do Jardim Têxtil, moradores vêm reclamando também das condições do córrego Rapadura. Segundo eles, principalmente no trecho da Rua Zodíaco, as obras de contenção das margens do afluente não foram concluídas. Os vizinhos afirmaram conhecer a existência de um projeto de canalização, mas que o mesmo não tinha sido terminado. Ao mesmo tempo, apontaram para a possibilidade de novos deslizamentos.
MAIS CRÍTICAS
Por outro lado, mais críticas foram direcionadas à falta de escoamento do córrego. Com as águas paradas, surge a preocupação com a proliferação de mosquitos e o surgimento de outros insetos e bichos, elevando o risco à saúde de habitantes do entorno.
QUESTIONAMENTOS
Diante do relato encaminhado à redação, a Prefeitura foi questionada se as obras no córrego tinham sido finalizadas. Do mesmo modo, o órgão foi indagado sobre o risco de novos desmoronamentos no terreno. A reportagem quis saber, ainda, se havia conhecimento a respeito dos problemas da Rua Zodíaco e se o responsável pelas intervenções no local poderia mostrar a realidade atual no endereço.
O OUTRO LADO
A Prefeitura, por meio da Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, informou que não existem obras em andamento no local por parte da administração municipal no córrego Rapadura. Conforme a assessoria, no decorrer do ano não houve acionamentos referentes a alagamentos, enchentes ou águas paradas. De acordo com a subprefeitura, para evitar essas intercorrências, são realizadas ações de zeladoria semanais no local. Dados da pasta revelam, também, que foram retirados, de janeiro a junho deste ano, mais de 8 mil toneladas de detritos nos córregos da região. O município relatou ser importante salientar que, atualmente, ocorrem as obras do Metrô nesta região.
OBRAS EMERGENCIAIS
Em 2020, a subprefeitura divulgou ações no córrego. Tratavam-se de obras emergenciais de contenção de suas margens, com o objetivo de evitar solapamentos. Na oportunidade, foi declarado que seriam contemplados dois trechos do córrego, com cerca de 33,84 metros de extensão em cada um. Na época, em relação ao custo total do projeto, a instituição revelou que o mesmo seria de R$ 3.014.022,84.