O Metrô de São Paulo, o primeiro do País, completou 38 anos de operação comercial na sexta-feira, 14, com a marca de transportar 22,1 bilhões de passageiros desde quando começou a funcionar, o correspondente a três vezes a população mundial, cerca de 17 vezes a população da China ou 111 vezes a população do Brasil.
Atualmente, a média de passageiros transportados é de cerca de 4,7 milhões em dias úteis, incluindo 650 mil da Linha 4-Amarela. Os trens das quatro linhas operadas pela companhia já percorreram 352 milhões de quilômetros, distância equivalente à realização de 463 viagens de ida e volta à Lua.
FUNDADO HÁ 44 ANOS
O Metrô foi fundado como empresa municipal há 44 anos (em 24 de abril de 1968), mas apenas em setembro de 1972, foi realizada a primeira viagem, no pátio Jabaquara. Em 14 de setembro de 1974, foi colocado em operação o primeiro trecho, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, estabelecendo, a partir de então, um novo conceito de transporte na cidade.
O sistema, composto por cinco linhas, 74,3 quilômetros de extensão e 64 estações, está entre os mais utilizados do mundo, com um volume de 57 mil passageiros transportados por dia útil / km de linha.
VÁRIOS PROBLEMAS
Mesmo apesar dos números impressionantes e da qualidade da maioria dos serviços oferecidos pelo Metrô, o transporte ainda está longe de atender à demanda de passageiros existente, principalmente na Zona Leste. Responsável pela maior quantidade de passageiros transportada nos horários de pico, a ZL está entre as que mais sofrem com a falta de um modelo eficiente, seja metrô, trem ou ônibus.
As condições nestes transportes continuam sendo consideradas desumanas, segundo especialistas. Técnicos da área também se voltam para a precariedade de parte dos veículos, no caso dos ônibus, e para a pequena quantidade de trens, visto que o número de passageiros aumenta a cada ano. Segundo eles, é possível ver este reflexo no fato das novas linhas inauguradas pelo Estado, por exemplo, já estarem sobrecarregadas.