Como uma das avenidas mais importantes da Zona Leste, a Celso Garcia perdeu sua hegemonia e, pelo visto, não deverá recuperá-la tão cedo. A falta de investimentos e de projetos da Prefeitura tornou a via menos atrativa aos investimentos comerciais e residenciais. Moradores da região do Parque São Jorge, por exemplo, como Fernando Felix Martins, disseram que alguns empreendimentos imobiliários foram construídos com as costas voltadas para a avenida, de forma que os donos dos apartamentos não a tivessem como paisagem na janela.
FISCALIZAÇÃO
Depois de muitos prefeitos terem passado pela cidade e deixado a Celso Garcia abandonada, Gilberto Kassab também é cobrado por quem mora no entorno da avenida de ter tido dois mandatos para melhorá-la, porém, não o fez. Há vários anos, as pessoas pedem mais fiscalização sobre os ônibus, câmeras de segurança e para a prevenção de acidentes, além de corredores funcionais para o transporte coletivo.
EXPRESSO LESTE
O último projeto desenvolvido pela São Paulo Transporte, que levou o nome de “Expresso Leste”, em 2009, criaria um corredor desde a Avenida Marechal Tito, passando pelas avenidas São Miguel e Amador Bueno da Veiga, até chegar a Celso Garcia, levando os passageiros ao centro da cidade em menos tempo. Em ruas de grande movimento, como Antonio de Barros e Tuiuti, além da Avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé, haveria passagens de nível. Apesar da ideia ser boa, a falta de uma discussão mais aprofundada sobre o tema fez alguns comerciantes, participantes das audiências públicas, criticarem o plano. Sem ânimo para dar suporte ao “Expresso”, a Prefeitura deixou de lado a construção.
OPERAÇÃO URBANA
Com a inauguração do Parque do Belém, nossa reportagem voltou a questionar o prefeito sobre alguma obra que pudesse revitalizar a avenida. Segundo ele, a obra responsável por esta mudança será o projeto do Metrô Celso Garcia, com verbas do governo federal. Kassab adiantou que a construção fará parte da Operação Urbana Centro e terá a função de ligar a região com a Zona Leste. “Esta é uma oportunidade de recuperar a área central como geradora de empregos”, preveu.
O OUTRO LADO
Na última quarta-feira, 27, esta Gazeta procurou a assessoria de imprensa do Metrô, que nos enviou a seguinte declaração: “Esclarecemos que, apesar de não constar no PPA – Plano Plurianual (2011-2015) e nem na rede futura, é interesse da Prefeitura e do Governo do Estado desenvolver estudos para essa linha. Até o momento, a área de projeto do Metrô prepara um estudo nomeado de ‘Projeto Diretriz’, que antecede o projeto básico e aponta um traçado. A princípio, essa linha fará a ligação entre o bairro do Pari, no Centro, até São Miguel Paulista”.
A São Paulo Transporte (SPTrans) informou que, com relação ao corredor Celso Garcia, a Prefeitura solicitou à União, por meio de emenda da bancada parlamentar paulista, a liberação de recursos para a viabilização de uma linha de metrô na região da Avenida Celso Garcia. Tão logo esses recursos sejam liberados, a Prefeitura irá repassá-los ao Metrô para a contratação de projetos necessários para a obra da linha 23 – Preta, do Metrô, que atenderá o corredor da Celso Garcia.