• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
sábado, 12 de julho de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Destaques

Malha Cicloviária: Motoristas e ciclofaixas: adaptação

22/09/2014
emDestaques, Trânsito / Viário
Reading Time: 3 mins read
0
Malha Cicloviária: Motoristas e ciclofaixas: adaptação
12
SHARES
FacebookWhatsappTwitter

Esta seria a palavra certa quando se fala em ciclofaixa na região do Anália Franco? Talvez sim. “Não entendi o que fizeram na Rua Antonio Daminello. Pintaram a ciclofaixa de um lado e, do outro, continua sendo permitido estacionar. Acontece que, a via, de mão dupla, não tem espaço suficiente para a passagem de dois carros ao mesmo tempo quando há veículo parado”, comentou um motorista que pediu para não ter o seu nome divulgado.

ALTERAÇÕES
Mudanças no trânsito também foram realizadas na Rua Nelo Bini, entre as ruas Eleonora Cintra e Nagib Izar. Agora há restrição de estacionamento nos dois lados da via devido à implantação da ciclofaixa no sentido Ceret. Apenas o último quarteirão da Rua Nelo Bini segue como antigamente.

VejaTambém

Consegs Tatuapé e Parque São Jorge visitam Central 156 da Prefeitura

Prefeito visita agência de mobilidade para impulsionar o transporte sustentável

Prefeitura vai modernizar terminais de ônibus da ZL

Prefeitura anuncia mais áreas verdes com bosques urbanos e jardins de chuva

PUBLICIDADE

Vale lembrar que o Centro Esportivo, Recreativo e Educacional do Trabalhador não permite a entrada de ciclistas adultos no parque. Apenas crianças podem andar de bike por lá. De acordo com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (Seme), segue em estudo um projeto para fazer uma ciclofaixa no estacionamento do Ceret.

OBSERVAÇÕES
No dia 4 de agosto deste ano, o prefeito Fernando Haddad entregou o primeiro trecho de ciclofaixa da região na Avenida Vereador Abel Ferreira.

Ele segue da Avenida Salim Farah Maluf até a saída para a Rua Montemagno.

Deste trecho ela volta no sentido oposto pela via. Depois a ciclofaixa segue pela Rua Jacob Fath e Rua Antonio Alves Barril, apenas no sentido Ceret.

Espaço deixado para os veículos não comporta dois carros na Rua Antonio Daminello
Espaço deixado para os veículos não comporta dois carros na Rua Antonio Daminello
Mudanças também foram feitas na Rua Nelo Bini depois da implantação da ciclofaixa
Mudanças também foram feitas na Rua Nelo Bini depois da implantação da ciclofaixa
Placas indicam término de proibido estacionar e preferência de travessia ao ciclista na Rua Antonio Alves Barril
Placas indicam término de proibido estacionar e preferência de travessia ao ciclista na Rua Antonio Alves Barril
Placa indicativa na Avenida Vereador Abel Ferreira de término da ciclofaixa
Placa indicativa na Avenida Vereador Abel Ferreira de término da ciclofaixa

Em todos estes percursos, algumas questões chamam a atenção. Neste último endereço, por exemplo, por que não usar o canteiro central para a criação de uma ciclovia ao invés de uma ciclofaixa em um único sentido da via? E por que não seguir direto pela Rua Antonio Alves Barril e entrar direto na Rua Eleonora Cintra ao invés de desviar o percurso pela Rua Antonio Daminello?

Outras questões referem-se à falta de locais para descanso aos ciclistas e de estações para as bikes. Além disso, de um trecho ao outro, as interrupções de vias são abruptas. E, nestes casos, as placas de sinalização recomendam que o ciclista desça da bicicleta e siga a pé, em segurança, até o início da nova ciclofaixa.

METAS
Até 2015, o governo municipal deseja alcançar na cidade a marca dos 400 km de novas ciclofaixas/ciclovias. Na região do Tatuapé, 3,6 km estavam em andamento e 6,1 km projetados. Entre os trechos está o que irá ligar a Rua Apucarana à ciclovia Caminho Verde, na Avenida Radial Leste, entre o Tatuapé e Itaquera.

Dos 12 bicicletários mantidos pela Companhia do Metropolitano (Metrô) destinados a guardar as bikes, quatro funcionam na Zona Leste nas seguintes estações: Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança, Carrão e Brás. O horário é das 6 às 22 horas, de segunda a segunda, e pede-se para que a pessoa leve uma corrente e um cadeado. O serviço é gratuito.

Ainda na região do Tatuapé, algumas estações do projeto ‘Bike Sampa’ já entraram em funcionamento. Entre elas a localizada na Rua Pedro Belegarde, próximo à Rua Antonio de Barros.

O QUE DIZ A CET
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os projetos de ciclovias estão sendo desenvolvidos para permitir ligações perimetrais e radiais para a construção de uma rede estrutural cicloviária que deverá ter conectividade de trajetos e linearidade que proporcionem menor distância nas viagens.

“As implantações também levam em consideração os equipamentos existentes na via, como escolas, praças, parques etc. e deverão ter integração com o transporte de média e alta capacidade. Os projetos estão sendo feitos preferencialmente em ruas secundárias, do lado esquerdo das vias, e implantados em rotas bidirecionais. A ideia é, se possível, evitar eliminar faixas de rolamento nas vias que recebem as ciclovias.”

NOVOS PROJETOS
Quanto à elaboração dos novos projetos e suas respectivas ativações, a CET explicou que eles estão sendo realizados atendendo as características de cada local, como: a presença de ciclistas na via (leito veicular ou calçadas); as características do tráfego, volume veicular, velocidade, composição da frota, especialmente se a via é itinerário de ônibus ou rota de caminhão; e as características de uso do solo: residencial, comercial, entre outras.

“Todas essas características interferem na seleção das vias destinadas a compor a malha cicloviária, assim como definem o tipo de espaço de circulação cicloviária mais adequado para a situação, optando-se preliminarmente pela segregação do fluxo ciclístico em relação ao fluxo motorizado através de ciclovia, ciclofaixa, tráfego compartilhado (calçada) ou via ciclável, tendo como principal objetivo garantir o trajeto que ofereça maior segurança e conforto ao ciclista. Destacamos que a criação de ciclovias assim como a implantação das faixas exclusivas para ônibus, à direita do viário, significa uma mudança de cultura no sentido de valorizar o transporte coletivo ou as alternativas que possam ser implementadas.”

PUBLICIDADE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4096 Compartilhamentos
    Compartilhar 3105 Tweet 413
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    513 Compartilhamentos
    Compartilhar 205 Tweet 128
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1621 Compartilhamentos
    Compartilhar 1404 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    355 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    325 Compartilhamentos
    Compartilhar 131 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    350 Compartilhamentos
    Compartilhar 157 Tweet 80
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    284 Compartilhamentos
    Compartilhar 114 Tweet 71
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    275 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.