Na quarta-feira, dia 30, o governador Geraldo Alckmin anunciou a abertura do edital de concorrência internacional para a licitação das obras de implantação, operação e manutenção da Linha 6-Laranja, com mais 15,9 quilômetros de linhas do Metrô e 15 novas estações.
A princípio a nova linha ligará a Vila Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim da Linha 1 – Azul do Metrô. As obras serão realizadas por meio de parceria público-privada (PPP) e o vencedor da licitação será a empresa ou consórcio que apresentar a proposta comercial mais vantajosa para a concessão do projeto.
De acordo com o governo estadual, as obras devem ser iniciadas em 2014 e têm previsão de conclusão em 2020. O investimento estimado é de R$ 7,8 bilhões, com a previsão de 50% por parte do Tesouro do Estado na fase de implantação do trecho.
TRECHO ATÉ A ZONA LESTE
A assessoria de imprensa do Metrô também informou a previsão para que a Linha 6-Laranja faça integração futuramente com as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, da CPTM, na estação Água Branca; com a Linha 4-Amarela, na estação Higienópolis-Mackenzie; e a Linha 1-Azul, na estação São Joaquim, atendendo os bairros Brasilândia, Freguesia do Ó, Pompeia, Perdizes, Sumaré, Bela Vista e Liberdade.
Para um segundo momento, segue em estudo pela Companhia do Metropolitano a extensão da linha entre a estação São Joaquim até a Cidade Líder, na Zona Leste. O projeto prevê 14,5 quilômetros e 13 estações: São Joaquim, Aclimação, Largo Cambuci, Alberto Lion, São Carlos, Parque da Mooca, Vila Bertioga, Vila Canero, Anália Franco, Montemagno, Renata, João XXIII, Vila Antonieta e Cidade Líder.