No dia 17 de junho, a Ria Livraria, situada na Vila Madalena, foi palco do lançamento do livro “Jogada Financeira: Revelando o Poder das Receitas no Esporte Nacional”. A obra é fruto da pesquisa dos autores Rogério Procópio da Cunha, Leandro Ricardo Cerriglio Rangel e Juliano Augusto Orsi de Araújo, publicada pela Editora Baraúna.
O livro mergulha em uma análise detalhada do período entre 2015 e 2020, investigando como diferentes fontes de receita impactaram o desempenho esportivo de 24 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, utilizando o Ranking Nacional da CBF como métrica. A pesquisa quantitativa explorou variáveis como bilheteria, patrocínios, direitos de transmissão de jogos, venda de atletas, programas de sócio-torcedor e outras receitas.
Entre as descobertas mais relevantes apresentadas na obra, destaca-se a significativa influência positiva das receitas provenientes de patrocínios e dos direitos de transmissão de jogos no desempenho dos clubes. Curiosamente, a análise também apontou uma relação positiva entre o nível de endividamento e o desempenho esportivo no período estudado. O livro ainda aborda o impacto negativo da pandemia de Covid-19 nas finanças e performance dos clubes no ano de 2020.
“Jogada Financeira” oferece um panorama essencial para dirigentes esportivos, estudantes de administração, economistas, torcedores e todos os interessados na complexa interseção entre gestão financeira e sucesso no esporte mais popular do Brasil.





