Em celebração ao mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – SVMA, realiza mais de 500 atividades ao longo do “Junho Verde”.
A programação será realizada nos parques e planetários municipais, na Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – Umapaz e em diversos pontos da cidade, com ações de plantio, atividades de educação ambiental, práticas sustentáveis e incentivo ao contato com a natureza.
A cerimônia oficial de abertura da programação especial aconteceu, no último dia 2, com o seminário sobre Educação Ambiental, na Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – Umapaz, que propõe uma ampla explanação sobre as políticas públicas adotadas para o fomento a este importante instrumento de transformação social.
SUSTENTÁVEL, ACOLHEDORA E RESILIENTE
“Mais do que celebrar o Meio Ambiente, estamos a gestão está fazendo história por meio da união de diversas secretarias e a mobilização da população como um todo. Compartilhamos do mesmo propósito de garantir que a maior cidade da América Latina seja cada dia mais sustentável, acolhedora e resiliente. Estamos deixando um importante legado para as próximas gerações”, afirma o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente.
No último dia 3, no auditório da Uninove, na unidade Vergueiro, aconteceu a abertura do “Diálogos VerdeAzul”, uma iniciativa que conta com quatro encontros para ampliar o debate sobre os eixos do Programa Município VerdeAzul, do Governo do Estado.
‘PACOTE VERDE’
No Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, a Prefeitura de São Paulo realizou um evento no Parque da Independência, onde anunciou um “pacote verde”, com importantes iniciativas voltadas à descarbonização e sustentabilidade na capital paulista. Neste dia, todos os parques municipais de São Paulo, escolas municipais e unidades de saúde, realizaram, simultaneamente, o plantio de mais de 1.200 mudas arbóreas.
ATIVIDADES GRATUITAS
Ao longo do mês, os parques da cidade ainda vão oferecer uma série de atividades gratuitas, como aulas de yoga, trilhas, meditação, ginástica, dança, caminhadas educativas, distribuição de mudas, contação de histórias e oficinas artísticas.
As ações acontecem em todas as regiões da capital e têm como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental e da construção de uma cidade mais sustentável.
Entre os destaques da programação estão a reinauguração dos parques Consciência Negra,M’Boi Mirim e a inauguração do 120º parque municipal, o Parque Morumbi Sul, com 84 mil m² de área verde e equipamentos de lazer e convivência.
AGENDA ESPECIAL
A Umapaz participa do “Junho Verde” com uma agenda especial de atividades, incluindo oficinas de plantio, rodas de conversa, cursos de jardinagem e temas relacionados a plantas medicinais e aromáticas, botânica, reciclagem e gestão de resíduos sólidos.