Há 14 anos o Tatuapé possui um lugar que acolhe e atende jovens com síndrome de Down e espectro autista. Atualmente, 25 rapazes e moças fazem parte do Projeto Mais Feliz, administrado pela estilista Lú Santoro e por alguns voluntários. No imóvel, localizado na Rua Tijuco Preto, 1.487, a ex-empresária do ramo de moda desenvolve uma ação que, antes de tudo, requer muito amor e dedicação.
CORAGEM E VONTADE
A coragem e vontade de Lú de se doar a esse atendimento especial surgiu poucos anos após o nascimento de seu filho, Peterson, hoje com 48 anos. Segundo ela, os cuidados exigidos por ele fizeram com que o “Método Mãe” surgisse. “Me dividia entre produção de desfiles, vendas, marketing e família. Assim, também dedicava horas ao meu menino”, recordou.
APRENDIZADO
Lú criou formas de comunicação com Peterson que resultaram nas primeiras palavras, como mamãe, por exemplo. Com o tempo, foi possível criar estruturas para o início da escrita e, com a mesma resiliência, melhorar a postura, a fala e a interatividade do menino com outras pessoas.
DESAFIOS
Para a diretora da entidade, tudo é desafiador. “Quando as famílias confiam seus filhos ao meu trabalho é necessário um olhar global, envolvendo tanto jovens, quanto pais, responsáveis, irmãos e outros familiares”, explicou.
EXPERIÊNCIAS
Lú e o filho Peterson, durante um dos eventos da instituição
Com as experiências obtidas em cursos, livros e em todos os anos de atividade, Lú decidiu oficializar a sua rotina com um roteiro. Nesse sentido, ela direcionou suas ações para que os jovens acolhidos melhorassem a autoestima e aprendessem a reconhecer o próprio espaço. Além disso, eles teriam exaltados a imagem pessoal, postura e comportamento, sem contar a sociabilização.
AULA INCLUSIVA
Toda a luta da ex-empresária lhe rendeu voluntários, que colaboram com o projeto. Entre eles está a professora Júlia Fonseca, que compõe a “Aula inclusiva”, dentro do projeto. Toda terça-feira, das 14 às 17 horas, ela ensina pintura em tecido. Além da arte, há a oficina gourmet, yoga e ginástica. Para finalizar, outra atividade praticamente concluída é a da sala de informática.
MAIS INFORMAÇÕES
Quem puder ajudar a instituição pode doar tintas para tecido, pincéis e panos de prato. Outros itens na lista de pedidos são: mesas para computadores, bancada de inox e um forno elétrico comum. Mais informações pelo 97475-1677 ou Instagram e Facebook @projetomaisfelizlusantoro.