Em 23 de janeiro de 2017, a Sociedade Amigos do Belém (SAB), localizada na Rua Herval, 91, solicitou à Subprefeitura Mooca a assinatura de um Termo de Cooperação. O objetivo era o de promover melhorias urbanas, paisagísticas e ambientais em uma área de 680 metros quadrados, localizada na Rua Toledo Barbosa, esquina com a Rua Engenheiro Saturnino de Brito. Conforme o atual presidente da entidade, Adaílton Alves de Souza, no local existia um lixão, que surgiu após a demolição de várias casas para a construção do Viaduto Antônio de Paiva Monteiro.
DIVERSAS ÁRVORES E PLANTAS
Ao propósito, com a obtenção do documento da Prefeitura, foi possível cercar a extensão de terra e colocar um portão para evitar possíveis ocupações. Dessa forma, a partir da limpeza e organização, foi iniciado o plantio de diversas árvores, com plantas ornamentais, frutíferas, espécies da mata atlântica, além de um espaço direcionado a plantas medicinais. Por conseguinte, no mesmo terreno também foi criado um miniorquidário para que os moradores da região tivessem acesso aos vários tipos de orquídeas.
ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS
Segundo o presidente da SAB, a principal intenção é a de utilizar o lugar para a educação ambiental e não à produção em escala como as hortas que atendem aos supermercados e a cooperativas de plantio. “Dessa forma, o local pode receber estudantes tanto de escolas públicas como privadas, quando eles terão aulas sobre a forma de plantio, características das espécies, cuidados, utilização das plantas, entre outros temas”, explicou Souza.
COLABORADORES SÃO DA ENTIDADE
Aliás, os colaboradores do projeto são os membros da SAB, que cuidam das espécies e criam as condições específicas para cada uma delas. Por fim, a manutenção das plantas tem como uma das bases a captação da água da chuva em uma caixa de 5 mil litros que dá ao plano um atributo autossustentável. Por enquanto, não estão sendo agendadas visitas por conta da pandemia. Mas a ideia é retomar o projeto assim que possível.