Na semana anterior a Mooca festejou seus 465 anos de existência. A história da região, que começou em 1556, mostra um lugar que se estruturou a princípio pelo conhecimento apresentado pelos povos indígenas. As formações das vilas, das primeiras casas e do processo de crescimento local contaram com o trabalho das tribos Guaiana e Guarani, sendo que este último grupo foi determinante para a denominação do bairro. Afinal, o vocábulo Mooca é oriundo do tupi-guarani e possui duas versões: Moo-ka (ares amenos, secos, sadios) e Moo-oca (fazer casa), expressões usadas para denominar os primeiros habitantes brancos, que erguiam suas casas de barro.
TRANSPOSIÇÃO DO RIO TAMANDUATEÍ
Mais tarde, a partir da transposição do rio Tamanduateí, acelerou-se o adensamento da área que foi gradualmente incorporando-se à cidade. O desenvolvimento urbano da Mooca está associado à história econômica de São Paulo e às rápidas transformações que, nas décadas finais do século XIX e a primeira metade do século XX, fizeram da capital paulistana uma grande metrópole industrial.
CÂMARA RÉGIA
Em 10 de agosto de 1867, a Câmara Municipal de São Paulo, então chamada de Câmara Régia, começou a doar terras para a formação de um povoado.
Outro fator importante para a evolução da Zona Leste foi a instalação de duas ferrovias na região: a primeira, em 1868 a São Paulo Railway (estrada de ferro Santos-Jundiaí), assim conhecida como a Inglesa, ligava São Paulo ao porto de Santos. A segunda ferrovia surgiu em 1875, a estrada de ferro do Norte (o trecho paulista da estrada de ferro Central do Brasil), que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro.
CLUBE PAULISTA DE CORRIDAS DE CAVALO
Em 1876, Rafael Paes de Barros, dono de terras que se estendiam entre Vila Prudente e Vila Alpina, criou o Clube Paulista de Corridas de Cavalo, cujas arquibancadas comportavam 1.200 pessoas, no sopé das chamadas colinas da Mooca, no mesmo local onde está instalada a Subprefeitura Mooca.
Estava formado um envolvente centro de lazer, logo frequentado pela alta sociedade do café, que vinha do centro para apostar grandes somas nas corridas de cavalo, inclusive onde a Marquesa de Santos, já envelhecida, era uma das animadoras das corridas.
A Mooca já era, então, um bairro valorizado. Juntamente com os largos São Francisco e São Bento, constituía ponto de passagem de carros puxados por animais.
Na época, este meio de transporte era uma inovação e logo São Paulo começaria a se transformar com a chegada da estrada de ferro inglesa, com um ramal se estendendo pela Rua dos Trilhos até o Hipódromo.