O 71 Grupo Escoteiro Minuano, localizado na Avenida Waldemar Tietz, 1.154, em Artur Alvim, completou 40 anos de existência. O grupo, fundado em 31 de maio de 1981, costuma abrir aos sábados, das 14 às 17 horas, para atender as famílias. Quando as inscrições estiverem abertas novamente, serão recebidas inscrições de crianças a partir dos 6 anos. As atividades no local costumam ocorrer sempre aos sábados, a partir das 13h30 até as 17 horas.
INTERESSADOS EM CONHECER
Por conta do momento de pandemia, os interessados em conhecer o trabalho do grupo devem ligar para 97187-4764 e falar com o chefe escoteiro Adriano. O 71 Grupo Escoteiro Minuano também recebe doações cujos depósitos podem ser feitos na Caixa Econômica Federal, agência 4008, operação 003, conta poupança 582-6. CNPJ: 07660827000170.
HISTÓRIA
O nome Minuano, que significa “vento que vem do sul sopra forte”, foi dado pela professora Benedita Terezinha. Trata-se de uma corrente de ar que tipicamente acomete os estados brasileiros do Rio Grande do Sul e região sul de Santa Catarina. É um vento frio de origem polar (massa de ar polar atlântica), de orientação sudoeste, algumas vezes também classificado como cortante. Ocorre após a passagem das frentes frias de outono e inverno, geralmente depois das chuvas. Seu nome deriva dos minuanos, um grupo indígena que habitava os campos no sul do Rio Grande do Sul.
VENTOS DO LESTE
O grupo de Artur Alvim tem como padrinho o Grupo Escoteiro Ventos do Leste. Antes de estar no local atual, os escoteiros tiveram uma sede provisória que funcionava em uma das salas da EEPG Amador Arruda Mendes.
UNIFORME DO GRUPO
Em relação ao uniforme, em 5 de abril de 1981, durante a primeira reunião da comissão executiva, foram apresentadas as cores: vinho, amarelo e verde para o traje, e verde para ser a cor do lenço. Foi aprovada a cor verde de tom bem escuro, em tecido acetinado, com filete dourado, aplicados no catete geométrico do lenço, que é construído de forma triangular. No dia 25 de abril foi definida aprogramação da inauguração do Grupo Escoteiro Minuano. Quem quiser saber mais pode acessar o Facebook ou o Instagram.

