O número de casos de assaltos a pedestres na região do Tatuapé teve crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. O modus operandi dos assaltantes é sempre o mesmo: um motoqueiro aborda a vítima com a arma em punho e lhe rouba celular e outros pertences, enquanto outros comparsas dão cobertura em outras motos. Os crimes acontecem à luz do dia e têm deixado a população assustada.
Outro crime que vem crescendo em São Paulo, inclusive no Tatuapé, são os roubos a farmácias, onde os bandidos procuram pela canetas emagrecedoras como Ozempic e Mounjaro, que são produtos caros e de alta demanda.
IMPUNIDADE
Em entrevista, o delegado titular do 30º DP – Tatuapé, Marcus Galli Casseb, informou que essa modalidade de crime tem aumentado não só no Tatuapé, mas também em outros bairros e que isso se deve à migração de criminosos de outros bairros e, principalmente, do centro expandido da Capital, por conta da intensificação do policiamento naquela região.
Casseb disse que suas equipes trabalham insistentemente na elucidação desses crimes e na identificação dos criminosos mas, segundo ele, “a nossa legislação é fraca, brigo pela mudança na legislação processual e penal. Assim como a punição é exemplar, a impunidade também é exemplar. Ver que um ladrão sai com facilidade da cadeia, leva outro a pensar em roubar”, define o delegado.
QUEDA NO ÍNDICE
Por outro lado, Casseb destacou que outros índices de criminalidade tiveram uma queda acentuada no último semestre, em comparação ao perído de janeiro e junho de 2024. Segundo ele, índices de roubo e furto de veículos caíram 18,3% e 16%, respectivamente. Já o roubo cargas teve queda de 85% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ele atribui a queda nos índices ao intenso trabalho de investigação de suas equipes, com a localização de peças de carros roubados que culminaram na prisão dos receptadores. “Só no último ano fechamos vários desmanches irregulares”, informa o delegado.
Nas reuniões dos dois Consegs do bairro (Tatuapé e Parque São Jorge), as demandas da população continuam sendo por aumento do efetivo do policiamento efetivo nos quartéis e delegacias.