O Fórum Regional Penha de França, organismo do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, recebeu na última terça-feira, dia 20, a visita do secretário-adjunto de Estado da Justiça, Fabiano Marques de Paula.
A visita do secretário atendeu pedido feito pela subseção Penha de França da Ordem dos Advogados do Brasil, representada pelo presidente Márcio Gonçalves. A entidade, responsável pela Sala dos Advogados do Fórum, reivindica um local, mais adequado que o atual, para o atendimento à população.
Instalado em um prédio de sete andares na Rua Dr. João Ribeiro, 433, no centro da Penha, o Fórum atende pessoas de grande parte da Zona Leste que buscam soluções para problemas das esferas cível, criminal, infância e juventude, entre outras.
Na oportunidade Marques foi recebido pela juíza Cristina Mogioni, diretora do Fórum, que expôs a real situação das condições de trabalho no local. Sem aparelhos de ar-condicionado ou sofás confortáveis, as pessoas aguardam em salas nem sempre acolhedoras e o clima quente é amenizado por ventiladores.
Segundo fontes próximas ao Fórum, os elevadores falham constantemente e o acesso aos pavimentos superiores é feito através da escadaria, tanto pela população quanto pelos funcionários, advogados, juízes e demais servidores do Judiciário.
PARCERIAS
Depois de conhecer a situação o secretário-adjunto afirmou à Gazeta que a reivindicação dos advogados vai de encontro com o objetivo do governo do Estado de “melhorar a infraestrutura e atender melhor” o cidadão. Marques ressaltou ainda a importância das parcerias e contatos que a OAB está fazendo para alcançar este objetivo.
Para o presidente da subseção, Márcio Gonçalves, é imprescindível que o Fórum da Penha, pela dimensão e abrangência de sua jurisdição, seja instalado em uma sede própria, moderna, que atenda às necessidades dos profissionais e da população e que esteja dentro da área de abrangência.
Já a diretora do Fórum acredita que a solução, para o momento, esteja na reforma e reestruturação do prédio, tendo em vista que a transição para uma nova sede poderia demorar demais em virtude dos trâmites legais.
Há cerca de um ano, o Fórum Regional da Penha recebeu a visita do atual secretário de Energia, José Aníbal, ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal.
Como cumprimento formal de compromisso firmado em campanha, a visita teve como único resultado a instalação de uma cobertura para proteger do sol e da chuva a população que comparece ao Fórum.