• Fale Conosco
    • Anuncie
      • Anunciar em GazetaVirtual.com.br
      • Redes Sociais
    • Sugestões de pauta
  • Quem Somos
    • Perfil da Região
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
sábado, 14 de junho de 2025
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
NEWSLETTER
Gazeta do TATUAPÉ
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • O Povo Quer Saber
  • Guia Gastronômico
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • Veja +
    • Blogs / Colunas
      • Acupuntura
      • Fisioterapia / RPG
      • Marketing
      • Opinião
      • Psicologia
    • Explore Orlando
    • Vitrine
    • Perto Daqui
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Gazeta do TATUAPÉ
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Tatuapé & Região Cotidiano

Festas Juninas: Como trabalhar a tradição na escola

13/06/2025
emCotidiano
Reading Time: 3 mins read
0
FacebookWhatsappTwitter

Para muitos brasileiros, junho está invariavelmente associado às comidas típicas, danças, músicas e símbolos regionais das festas juninas, uma das manifestações culturais mais ricas do País. Na educação, essas festas representam muito mais do que uma ação do calendário escolar, são oportunidades de aprendizado interdisciplinar, valorização da cultura popular e fortalecimento do vínculo entre escola, alunos e comunidade.
Na opinião da pedagoga, Audrey Taguti, abrir a escola à comunidade durante as festas juninas fortalece vínculos, aproxima as famílias e transforma a celebração em um espaço de pertencimento. “A Festa Junina, quando pensada de forma inclusiva, pedagógica e sensível às realidades dos alunos, transforma-se em um instrumento valioso para a formação de cidadãos críticos, conscientes e orgulhosos de suas raízes”, afirma.

POSSIBILIDADES
PEDAGÓGICAS

Para Audrey, a festa pode ser o ponto de partida para projetos integradores que envolvem diversas áreas do conhecimento: em Matemática, é possível trabalhar medidas e cálculos com receitas típicas; em Língua Portuguesa, há espaço para leitura de cordéis e contos populares; em Geografia e História, os alunos podem investigar as origens da festa, a cultura nordestina e as influências das festas de colheita. Já nas aulas de Arte e Música, o universo caipira inspira produções criativas e explorações sonoras ricas em repertório tradicional.

VejaTambém

Risco de acidentes com fogueiras e fogos nas festas juninas

Sete das dez melhores cidades para morar em 2025 estão em SP, aponta IPS Brasil

Namorar para casar ou casar para namorar?

Censo 2022: número de católicos cai, enquanto evangélicos avançam

PUBLICIDADE

IDENTIDADE CULTURAL
“A data também favorece o desenvolvimento de competências socioemocionais, como cooperação, empatia e respeito às diferenças. Preparar coletivamente uma festa escolar, mesmo que simples, envolve planejamento, escuta ativa, criatividade e resolução de conflitos, habilidades fundamentais na formação integral dos estudantes”, acrescenta Audrey.
Até mesmo em contextos de escolas bilíngues ou que possuem currículos internacionais, as festas juninas seguem como um recurso pedagógico potente para ensinar sobre identidade cultural, diversidade, história e valores sociais. “Ao promover essas celebrações, a escola reconhece a importância de integrar elementos do cotidiano e da tradição nacional ao ambiente de aprendizagem, oferecendo às crianças e adolescentes um senso de pertencimento e valorização das raízes brasileiras”, diz a pedagoga, Lena Cypriano.

INCLUSÃO E RESPEITO
Por ser uma celebração com origem na Igreja Católica – as festas juninas celebram três santos católicos, Santo Antônio, São João e São Pedro – algumas famílias que processam fés e credos que possuem outras tradições podem preferir que seus filhos não participem das atividades ou não se sentir à vontade em participar das festividades.

DIÁLOGO RESPEITOSO
E ABERTO

Não são incomuns instituições de ensino que alteram o nome da festa para “festas brasileiras” ou “festas tradicionais”, como uma forma de incluir a todos. A pedagoga, Teca Antunes afirma que é importante que as escolas reconheçam e acolham essas famílias e alunos. “A partir da relação de proximidade e parceria, escola e família podem alinhar como será a participação do aluno e da família, sempre respeitando crenças, valores e culturas individuais. Se a escola tiver essa possibilidade, pode oferecer atividades paralelas com o mesmo valor pedagógico, garantindo o acesso a conteúdo culturais relevantes. O diálogo respeitoso e aberto deve sempre prevalecer”, opina.
As educadoras orientam formas para educadores trabalharem a data de forma diferente e personalizada a depender de cada segmento e faixa etária das turmas de alunos. Confira.

EDUCAÇÃO INFANTIL
Com crianças pequenas, o foco está na vivência sensorial e simbólica. Cantar, dançar, brincar e experimentar os sabores juninos promovem a imersão no imaginário cultural. Atividades como construção de bandeirinhas, ensaios de quadrilha e rodas de conversa sobre costumes familiares ajudam as crianças pequenas a compreenderem e valorizarem a tradição de forma lúdica e acolhedora.

ENSINO FUNDAMENTAL
Com alunos maiores, as propostas de atividades podem se expandir para projetos interdisciplinares, oficinas temáticas e produção de materiais artísticos e jornalísticos sobre as festas. Trabalhar com textos informativos, maquetes de arraiais, pesquisas sobre diferentes regiões do Brasil e apresentações musicais torna o aprendizado significativo e colaborativo.

ENSINO MÉDIO
Com os adolescentes, é possível propor reflexões mais aprofundadas sobre a apropriação cultural, as transformações da festa ao longo do tempo, os impactos sociais da urbanização nas tradições rurais, além de debates sobre pluralidade religiosa e respeito às diferentes visões de mundo. Há espaço ainda para fomentar o protagonismo juvenil, incentivando exposições, apresentações e ações solidárias.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu concordo com os Termos e Condições da Política de Privacidade.

As + Lidas

  • Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    Metrô Anália Franco: estação vai interligar as linhas 15-Branca e 6-Laranja

    4095 Compartilhamentos
    Compartilhar 3104 Tweet 413
  • Hospital João XXIII, na Mooca, está entre as referências para Covid-19

    510 Compartilhamentos
    Compartilhar 204 Tweet 128
  • Polícia fecha ‘balada’ na Rua Itapura, no Tatuapé

    1621 Compartilhamentos
    Compartilhar 1404 Tweet 91
  • A comida uruguaia do UrU Mar Y Parrilla no Tatuapé

    355 Compartilhamentos
    Compartilhar 142 Tweet 89
  • Espetaria Perobah – novo conceito em bar e restaurante

    325 Compartilhamentos
    Compartilhar 131 Tweet 81
  • Restaurantes românticos para comemorar o dia dos Namorados no Tatuapé

    350 Compartilhamentos
    Compartilhar 157 Tweet 80
  • Os Principais pontos turísticos de Joanópolis

    283 Compartilhamentos
    Compartilhar 113 Tweet 71
  • ITAQUERA – UPA começa a funcionar

    275 Compartilhamentos
    Compartilhar 112 Tweet 68
PUBLICIDADE
  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Edições Virtuais
  • Política de Privacidade
Fale conosco: 11 2095 8200

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Tatuapé & Região
    • Agenda
    • Cotidiano
    • Educação
    • Esporte
    • Lazer
    • Mercado Imobiliário
    • Obras
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito / Viário
    • Zeladoria
  • Cultura, Artes & Espetáculos
  • Guia Gastronômico
  • O Povo Quer Saber
  • Vitrine
  • História do Tatuapé
    • Educação
    • Famílias
    • Futebol no Tatuapé
    • Grandes Personalidades
    • Indústrias
    • O Tatuapé
    • Principais logradouros
  • >> Assine nossa Newsletter
  • >> Edições Virtuais

© 1974 - 2019 Gazeta Do TATUAPÉ | Gazeta da Zona Leste | DESENVOLVIDO POR GAB.LAB

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.