.
Após dois anos sem atividades presenciais, neste mês a Comunidade do Rosário convida para a 20ª edição da Festa da Igreja do Rosário dos Homens Pretos da Penha. Dessa forma, o evento celebra 220 anos oficiais de um dos templos mais importantes para a história e cultura dos povos negros, indígenas e afrodescendentes em São Paulo.
MEMÓRIA, MÚSICA E ARTE
Sendo assim, com a temática “20 anos de Rosário, O futuro é ancestral”, o encontro traz a reflexão sobre a trajetória das diversas culturas e, sobretudo, em relação à noção de tempo ocidental e linear. Depois, a frase “O futuro é ancestral”, aparentemente um paradoxo, provoca todos a expandirem a visão. Hora de pensar o tempo como uma espiral em que passado, presente e futuro se encostam. Sobretudo, a solenidade atravessa o tempo por meio da memória, da música, da arte, da espiritualidade, dos saberes e do pensamento. O futuro é ancestral pois é vivenciado, lembrado e desejado.
SEMANA DO BRINCAR
Em seguida, palestras, bate-papo, roteiro pelo bairro e atividades especiais compõem a programação. Do mesmo modo, ocorre a Semana do Brincar na Biblioteca José Paulo Paes com atividades lúdicas e contação de histórias para crianças. Do mesmo modo acontece, até o dia 30 de setembro, uma exposição, dividida entre o Centro Cultural Penha e o Shopping Penha, sobre os 20 anos de festividades.
PASTORAS DO ROSÁRIO
Das ações já tradicionais da festa haverá as missas inculturadas afro-brasileiras e a passagem das Coroas dos Reis de Festa com a presença das congadas, folias e maracatus da grande São Paulo e de Minas Gerais. Além de apresentações musicais com o Aquilombamento Sonoro e as Pastoras do Rosário no Largo do Rosário.
FEIRA AFRO
Dentro da programação, no Largo do Rosário, hoje, dia 19, às 9h30, “Missa Campal com padre Lázaro, Coroação dos Reis de Festa e encontro das Congadas”. Em seguida, às 10 horas, acontece a “Feira Afro Meninas Mahin”. Às 16 horas, procissão.
CENTRO HISTÓRICO
Para o dia 25, das 9h30 às 13 horas, está programado o roteiro pelo centro histórico da Penha com o Grupo Ururay. As inscrições devem ser feitas pelo whatsapp 97681-4566. No dia 28, às 15 horas, será apresentada a contação de história “Crianças ao redor do mundo”, com o grupo “Contos da Lua Vaga”. Local: Biblioteca José Paulo Paes, Centro Cultural Penha. Dia 1º de julho, às 19h30, haverá a roda reflexiva: “Tambores do Rosário: liturgia e ancestralidade”, com Marlei M da Boa Morte. Participação de José Merelli, Carlos Casemiro e intervenção artística de Jhony Guima e Giba Jet e Mozart. Por fim, no dia 3, às 10 horas, será realizada a Missa inculturada Afro-brasileira, com o padre Henúbio.