A cidade de São Paulo chegou a um marco histórico na mobilidade sustentável do Brasil e entregou, à capital paulista, o milésimo ônibus elétrico da frota municipal de transportes públicos. Com os 60 novos veículos apresentados no Pacaembu na última segunda-feira, dia 3, a metrópole soma agora 1.009 coletivos movidos a energia limpa – sendo 820 a bateria e 189 trólebus, que representam redução de 35 milhões de litros de óleo diesel consumidos por ano.
A entrega do milésimo ônibus marca o início da programação especial da Prefeitura voltada à sustentabilidade e à preparação para a COP30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, encontro global anual para discutir e negociar ações contra as mudanças climáticas que será realizado neste mês, em Belém (PA).
.
TRANSFORMAÇÃO
A substituição da frota movida a diesel por veículos elétricos vem transformando o ar da capital paulista. Levando em conta somente os 60 novos ônibus incorporados à rede, deixarão de ser consumidos 2,1 milhões de litros de diesel por ano, o que representa 5,2 mil toneladas de CO₂ a menos na atmosfera — o equivalente ao plantio de 6.400 árvores por ano cada.
.
Em seu discurso, o prefeito lembrou da importância desse legado para as gerações futuras e de como as ações na capital podem inspirar outras cidades. “Hoje é um dia de muita alegria para a cidade de São Paulo, mas também para o Brasil, porque o que acontece aqui acaba reverberando para o País inteiro”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante a entrega dos veículos. “Essa entrega representa melhor qualidade do ar, melhor qualidade do nosso meio ambiente, representa a saúde, representa um avanço gigantesco, mais de 2 bilhões e meio de investimentos.”
Além do impacto ambiental, os ônibus elétricos oferecem viagens mais confortáveis e tecnológicas. Todos contam com ar-condicionado, tomadas USB, Wi-Fi e um sistema de monitoramento inteligente SmartSampa, o maior da América Latina, que já conecta 35 veículos à central de segurança da Prefeitura.

