O morador do Tatuapé, Auro Sérgio, escreveu a esta Gazeta para relatar a vontade de muitas pessoas da região de fazer com que a estação Carrão do Metrô passe a se chamar estação Carrão – Parque São Jorge ou Tatuapé – Parque São Jorge. Para ele, a prova de que houve um erro na nomenclatura da estação está registrada nas placas de ruas como Manilha e Luiz Pinto, além da Avenida Norberto Mayer. Nelas há os dizeres “Subdistrito do Tatuapé”. Portanto, para Sérgio, Prefeitura e Estado precisam reparar a falha que permaneceu nos últimos 35 anos (a estação foi inaugurada no dia 31 de maio de 1986). Nesse sentido, o morador relatou que deverá providenciar um abaixo-assinado.
ABDO HADDAD
Em dezembro de 1987, o deputado estadual Abdo Haddad (PDS) apresentou o projeto de lei 0830/1987, solicitando a mudança do nome da estação Carrão para “Antônio de Barros”. O deputado alegou que a estação se encontrava a 3 quilômetros do bairro Vila Carrão. O projeto foi rejeitado no ano seguinte.
AFANÁSIO JAZADJI
Em novembro de 1996, o então deputado estadual Afanásio Jazadji (PFL) apresentou o projeto de lei 719/1996 que previa a renomeação da estação para “Corinthians”, em virtude de a estação estar a 1,5 quilômetro da sede do clube homônimo, no Parque São Jorge.
DISTRITO DO TATUAPÉ
A estação Carrão, apesar do nome, fica no distrito do Tatuapé, poucos quilômetros a oeste da divisa com o distrito do Carrão. Após a definição do local da estação em 1976, a Companhia do Metropolitano desapropriou as áreas necessárias para a construção da estação através do decreto 13154 de 25 de junho de 1976. O projeto da estação Tatuapé foi apresentado em meados de 1979 sendo incluído num grupo de 8 estações com projetos padronizados em 19 módulos de concreto destinados a facilitar sua implantação. Apesar da expectativa de iniciar as obras ainda no final da década de 1970 e inaugurar a estação em fevereiro de 1983, as obras foram iniciadas apenas em 1982.
JOÃO DA SILVA CARRÃO
João da Silva Carrão (1810-1888) foi um advogado, jornalista e político, tendo ocupado vários cargos, com destaque para a presidência das províncias imperiais do Pará e de São Paulo além do comando do Ministério da Fazenda do Império do Brasil.
ESTRADA DE FERRO
O loteamento imobiliário Vila Carrão foi criado em 1916. Para acessá-lo, foi aberta entre 1927 e 1930 uma estrada de terra batida que ligava a Estrada de Ferro Central do Brasil até a Estrada de Sapopemba. Essa estrada foi batizada “Estrada do Itaquera-Carrão”.
BATIZADA DE CARRÃO
Durante a elaboração do projeto da Linha Leste-Oeste do Metrô, a estação situada 700 metros a oeste do Viaduto Conselheiro Carrão, localizado transversalmente à linha, foi batizada de Carrão. Nos anos 1970, então subdistrito do Tatuapé, Vila Carrão é elevada para a categoria de distrito, englobando a área onde a estação homônima de Metrô estava sendo construída. Em 1990, com uma reorganização dos distritos paulistanos, Vila Carrão perdeu parte de sua área e voltou para o distrito do Tatuapé.
Essa prefeitura e estado são incompetentes até para colocar o nome de uma estação de metrô. O correto é estação Tatuapé-Parque São Jorge, já que o Pq São Jorge se localiza no bairro do Tatuapé e NÃO no Carrão.