Mais uma edição da Domingueira XIX, projeto promovido pelo Grupo XIX de Teatro, acontece hoje, domingo, dia 19 de julho, das 12 às 17 horas, na Vila Maria Zélia. A abertura terá a exposição “Faz de Conta”, de Ligia Yamaguti (às 12 horas), seguida do espetáculo “Eu Tenho Uma História”, com o Grupo Sobrevento (às 13 horas), da sessão da peça “Hysteria”, do Grupo XIX de Teatro (às 15 horas) e encerramento com o show da cantora e compositora Crikka Amorim (às 17 horas).
Datada de 1917, a Vila Maria Zélia foi a primeira vila operária do Brasil e ainda conserva parte de sua arquitetura original. É na vila, tombada pelo Patrimônio Histórico em 1992, que o Grupo XIX de Teatro desenvolve seu trabalho de residência artística desde 2004.
No espetáculo Hysteria, no final do século XIX, nas dependências de um hospício feminino, cinco personagens internadas como histéricas revelam seus desvios e contradições – reflexos diretos de uma sociedade em transição, na qual os valores burgueses buscavam adequar a mulher a um novo pacto social.
Cenicamente, abdica-se do palco e dos recursos de sonoplastia e iluminação, optando-se por um espaço não convencional, no qual a plateia masculina é separada da plateia feminina que é convidada a interagir com as atrizes. Duração: 70 minutos. Classificação: 14 anos. Capacidade: 120 lugares.
SERVIÇO
Rua Mário Costa 13 (entre as ruas Cachoeira e dos Prazeres), no Belém. Telefone: 2081-4647. Acesso para deficientes físicos. Informações e reservas, de segunda a sexta, das 14 às 18 horas. Estacionamento e entrada gratuitos. Site: www.grupoxix.com.br.


Comentários 1