A Prefeitura de São Paulo está ampliando a jornada escolar no ensino fundamental da rede municipal de ensino de 7 para 9 horas diárias, totalizando 50 horas/aula semanais. A medida, aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, representa um avanço na política de educação integral da cidade.
A nova matriz curricular traz disciplinas inéditas, como Jogos e Estratégias de Raciocínio Lógico, Escrita e Educomunicação e Investigações e Inovações, além de reforço em
Literatura e Educação Digital. O objetivo é oferecer uma formação mais completa, desenvolvendo competências cognitivas, criativas e socioemocionais.
Atualmente, 414,1 mil alunos entre os mais de 1 milhão da rede municipal já participam do ensino integral em 444 unidades de ensino.
O modelo de educação integral de São Paulo é estruturado pelo Currículo da Cidade – Educação Integral, que envolve diferentes áreas do conhecimento e valoriza o território como espaço de aprendizagem. Iniciativas como o Mais Educação São Paulo, o Imprensa Jovem e o Programa de Robótica Criativa seguirão complementando a nova jornada, com atividades culturais, esportivas e de tecnologia.
ENSINO
FUNDAMENTAL
O Ensino Fundamental no Brasil é uma etapa da educação básica obrigatória, com duração de 9 anos, destinada a crianças a partir dos 6 anos de idade. É dividido em duas fases: Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º ano).
O Ensino Fundamental é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, tanto no aspecto cognitivo quanto no social e emocional. É nessa etapa que se constrói a base para a aprendizagem ao longo da vida e para a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro.