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Moradores de alguns pontos do Tatuapé vêm sofrendo com problemas na qualidade da transmissão de energia elétrica feita pela Enel. Moradores e empresários como Alberto Lima, por exemplo, reclamam que no quadrilátero das ruas Serra de Bragança, Coelho Lisboa, Tijuco Preto e Serra de Jureia, há oscilação na rede de distribuição mesmo quando não chove. Segundo ele ainda, durante os temporais os reparos demoram quase 24 horas para serem feitos.
TRANSFORMADORES
Na Rua Luiz dos Santos Cabral, 405, no Jardim Anália Franco, há falhas em transformadores e os moradores ficam sem luz. A mesma dificuldade também é sentida por quem vive na Rua Serra de Botucatu, junto à Rua Aralu.
EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
O sentimento dos moradores também é o de que o descumprimento dos serviços esteja relacionado à ascensão de novos empreendimentos imobiliários. Para o empresário Daniel Barros, a Enel não acompanha a evolução do bairro. “Isto fica claro quando a concessionária deixa de divulgar as ações empregadas na região para diminuir as interrupções de energia”, lembrou.
DUAS SUBESTAÇÕES
Até o ano de 2014, o Tatuapé vinha recebendo a energia de duas subestações. Além disso, a supervisão dos casos de cortes na transmissão de energia vinha sendo feito de maneira remota, por meio de uma Central de Operação. De lá para cá, os moradores tinham o conhecimento de que a região havia sido beneficiada com R$ 500 mil em investimentos na rede de distribuição. Do mesmo modo, a empresa oferecia um pequeno contingente de eletricistas para o atendimento das ocorrências, visto o volume de protestos.
O OUTRO LADO
Sobre os incidentes e possíveis propostas de intervenções no Tatuapé, a Enel revelou que, a princípio, a cidade tem enfrentado temporais acima da média nos últimos dias, que afetam toda a área de concessão com queda de árvores e galhos sobre a rede elétrica, podendo causar a interrupção do fornecimento de energia. A assessoria adiantou que, em alguns casos, até mesmo redes inteiras de distribuição de energia precisam ser reconstruídas, com postes e equipamentos quebrados, além da substituição de cabos. Para a concessionária, é um trabalho complexo, entretanto, a empresa frisa ter triplicado o número de colaboradores nas ruas nos dias mais críticos.
MONITORAMENTO E ALERTA
A Enel se baseia, ainda, na informação de que durante o mês de janeiro, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento Emergências) foram registrados 295,0 milímetros de chuva, 15,4% acima do esperado. Já o sistema de “Monitoramento e Alerta da Enel”, contabilizou apenas na capital, um número de 5.934 raios que atingiram a cidade.
A empresa reforça que vem investindo constantemente em sua rede e já empregou mais de R$ 1 bilhão em 2021 em projetos de melhoria contínua da qualidade do serviço para os mais de 7,4 milhões de clientes atendidos pela companhia.