O home office já se tornou parte da vida de um grande número de pessoas. A rotina de reuniões virtuais e de trabalho realizado dentro de casa começou a se espalhar por conta da pandemia de corona vírus, mas ao que tudo indica, continuará mesmo quando pudermos voltar à normalidade.
Com a pandemia em seu pico no Brasil e novas medidas altamente restritivas sendo adotadas, quem havia retomado o trabalho de forma presencial também está de volta ao home office. As empresas têm apenas a ganhar privilegiando a saúde de seus funcionários.
Não importa se você está trabalhando de home office desde o começo da pandemia e sabe que esse também é o seu futuro ou se apenas retornou ao modelo devido à nova onda de lockdown: Organização, dinamismo e conforto são indispensáveis para a sua produtividade.
Conheça algumas dicas para organizar o ambiente de seu home office de forma que os benefícios sejam notáveis:
1. Tenha uma mesa apenas para trabalho
Reaproveitar uma mesa da sala de estar ou de jantar para o home office não é uma boa ideia. Você pode começar a confundir o ambiente de trabalho com o doméstico, levando o serviço (ou o lazer) para horários inapropriados. Ressignificar objetos ligados ao relaxamento também pode ser prejudicial.
Investir em uma mesa de escritório faz com que o ambiente de trabalho seja perfeitamente delimitado em sua casa. Há modelos retos, em L ou em U, com ou sem gaveta, ideais ou não para computadores. Um móvel como esse te ajuda a separar perfeitamente qual o local da labuta em sua casa!
2. Separe pastas e documentos importantes
É provável que o seu computador pessoal seja usado também para trabalho no home office. Se esse for o caso, tome cuidado para não torná-lo desorganizado ou para não misturar documentos e arquivos do dia a dia com aqueles importantes para o seu serviço.
Crie pastas destacadas que tenham apenas a função de abrigar os documentos relacionados ao seu trabalho. Assim, você não perderá tempo procurando-os depois, nem correrá risco de perdê-los por acidente.
A mesma dica também serve para pastas e documentos em papel: Tenha um lugar especial para guardá-los em sua casa!
3. Capriche na decoração e pintura
O passo mais importante para reorganizar o home office é entender a importância da decoração e da pintura. Objetos e cores estão diretamente ligados com sentimentos e podem ajudar ou prejudicar a sua produtividade.
Procure por objetos que te dêem uma sensação de seriedade e compromisso e pinte o ambiente de trabalho com cores neutras, impedindo assim que elas gerem sensações como fome, sono ou cansaço.
4. Elimine as distrações
Para tornar o seu local de home office o mais profissional e organizado possível, elimine possíveis distrações. Não deixe nenhuma televisão por perto, use telefone celular apenas se necessário e garanta que o acesso de outras pessoas é limitado.
O processo de reorganização do home office passa por entender que, uma vez que você trabalha em casa, deve agir como se estivesse realmente em seu escritório, evitando que distrações aconteçam. É por isso que mesmo seus familiares não devem incomodar.
Áreas variadas como advocacia, engenharia, relações públicas, publicidade e jornalismo já estão adaptadas ao home office. Fazer do seu ambiente mais profissional é tornar-se mais competitivo no mercado.

