O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) iniciou a migração de sua plataforma de atendimento digital. Desde 1º de agosto, os acessos a 19 serviços pelo SEI Externo serão desativados. A medida faz parte da implantação do novo sistema CSM (Customer Service Management), iniciada no último dia 21.
As requisições de processos que antes eram solicitados pelo SEI Externo serão gradativamente migradas para o CSM. Quatro serviços já estão disponíveis nesta primeira fase da migração: comunicar a venda de veículo; solicitar desbloqueio do laudo de vistoria; solicitar cancelamento de intenção de venda; excluir processo de habilitação do Renach. Ainda neste ano, outros 212 tipos de requisições serão migrados para o CSM.
MAIS INTUITIVO E PRÁTICO
Com a utilização do novo sistema, mais intuitivo e prático, o usuário poderá, por exemplo, dar continuidade ao mesmo processo diante de um possível indeferimento – no caso do envio de um documento incorreto ou ilegível, que é o motivo mais comum para os indeferimentos. No ambiente SEI, a consulta da tramitação do processo pelo cidadão era confusa, com a abertura de diversos protocolos e telas. E, ao ter o processo indeferido, essa informação não era identificada de imediato. Caso o cidadão quisesse dar continuidade ao requerimento, era preciso abrir um novo processo, o que tornava a solicitação mais burocrática.
JORNADA FLUÍDA E CONTÍNUA
Além da praticidade para o cidadão, o CSM também permite a consulta do histórico de todas as solicitações num único ambiente, sendo possível a visualização por onde o processo tramitou e os devidos encaminhamentos. O acesso ao novo sistema é pelo portal do Detran-SP, o cidadão pode procurar o serviço desejado por meio da busca ou da área à qual está relacionada. Depois de clicar em “iniciar serviço”, o cidadão fará o login com a conta GOV.BR (acesso prata ou ouro) e a próxima página já será o formulário a ser preenchido com a requisição em questão, tudo isso em uma jornada fluída e contínua, sem a necessidade de ser direcionado a outros sistemas.
A cada andamento do processo, o usuário também é comunicado por e-mail de que houve alguma atualização, podendo consultar o andamento da solicitação no portal do Detran-SP. Os usuários que acessam os serviços por links diretos, que já estavam salvos, por exemplo, deverão desconsiderá-los para entrar no sistema corretamente. Ou seja, todo novo protocolo de serviço precisa ser realizado diretamente dentro do Portal Detran-SP.