Dia 28 de junho. Essa é a data para que o time de futebol americano amador, Monsters, estreie de vez no esporte. Depois de três anos de existência, a equipe que treina no Ceret Anália Franco (Centro Esportivo e Recreativo do Trabalhador) entrará em campo para enfrentar o Diadema Diamond, no Clube Escola Tatuapé.
“Estamos com os treinos fixos aos domingos, focado na parte tática e estratégica do jogo, e com treinos extras durante a semana, trabalhando o físico e técnicas”, revelou o time.
A expectativa é muito grande, e a equipe pretende realizar um jogo intenso e disputado, proporcionando um ótimo espetáculo ao público presente.
ESTRATÉGIA
Para os brasileiros que estão mais acostumados a entender do futebol com os pés, o futebol que é jogado majoritariamente com as mãos, parece um pouco complicado. São muitas regras que envolvem estratégia, raciocínio e resistência física.
O objetivo do jogo é fazer mais pontos que o adversário e para isso é necessário fazer um “touchdown” (pontuação máxima) ou um “field gol” (chute de qualquer lugar do campo que deve passar entre a trave invertida).
O futebol americano é um jogo de pontos baseado na conquista e defesa territorial. A batalha pela conquista de território entre os dois times é constante ao longos dos quatro períodos do jogo. O ataque é a unidade responsável por avançar a bola (seja passando ou correndo com ela) até a zona final do time adversário para marcar os pontos. A defesa por sua vez é responsável por conter o avanço do time adversário e recuperar a bola para o ataque do seu time entrar em campo.
Esse esporte exige muita disciplina entre os times, pois tem muitas regras que realmente são aplicadas e geram penalidades graves, por algumas vezes, sendo fator decisivo no placar final.