O grande número de furto de veículos e outros crimes no Tatuapé deixa um sentimento de absoluta insegurança e vem chamando a atenção dos moradores do bairro.
Na semana passada, a Gazeta noticiou através de suas redes sociais um vídeo enviado pelo síndico de um edifício da Rua São Bernardo, no Tatuapé, no qual, em menos de quatro minutos, três meliantes furtaram dois veículos que estavam na rua. Um estacionado na frente do outro. Não bastasse isso, o leitor informa ainda que minutos antes um terceiro veículo foi furtado a menos de cem metros do local.
Diego de Souza declarou que já são inúmeros os pedidos de aumento do policiamento na região, inclusive em reuniões do Conseg. Outro ponto citado por ele são as solicitações feitas à Prefeitura para poda das árvores que tapam as luminárias. Por sua vez, a entidade responde que a responsabilidade pelo corte é da Enel e os prejudicados são os munícipes.
INVESTIGAÇÃO
Segundo o delegado titular do 30º Distrito Policial – Tatuapé, Marcos Galli Casseb, o bairro tem três pontos sensíveis de furtos de veículos que são próximos ao Hospital São Luiz, estações do Metrô e nas proximidades da Avenida Salim Farah Maluf, justamente onde fica a Rua São Bernardo e na qual foram furtados os três veículos na segunda-feira.
Nesse sentido, ele explica que o trabalho da Polícia Civil não pode ser raso. “Não basta apenas prendermos o ladrão, porque o furto de veículos é mais ou menos igual a uma biqueira de drogas, você prende um vem outro em seguida para fazer o mesmo serviço”, declara o delegado. “É necessário um trabalho minucioso de investigação para se chegar aos receptadores e prender os chefões do crime, quem paga para roubar e é isso que nossa equipe tem feito com sucesso”, informa.
DESMANCHES
Foi justamente esse trabalho de investigação que levou a equipe do 30º DP a prender em flagrante, no último dia 4 de novembro, 12 membros de uma quadrilha que furtou um Sonata em setembro no Tatuapé. A partir da localização de partes do veículo, os investigadores chegaram a quatro desmanches associados, todos localizados na Zona Norte da cidade. Lá eles eles encontraram partes de vários veículos furtados, não só na nossa região, mas também de outros bairros, de outras cidades e até de outros estados, que estavam sendo comercializados. Os desmanches foram lacrados.
Casseb relembra ainda sobre outros dois desmanches fechados por ele no início de agosto deste ano. O caso foi bem parecido com o anterior, já que a queixa de furto de um Jeep/Compass ocorrida no Tatuapé, no dia 18 de julho, possibilitou a sua equipe a desbaratar outra quadrilha de oito pessoas em dois desmanches localizados em Santo André e em Itaquera.
Ele destaca que, apesar de demorado, o trabalho de investigação leva a provas irrefutáveis, o que possibilita a manter os criminosos na cadeia. “Dos oito autuados em agosto todos os casos foram convertidos em prisão preventiva e permanecem presos. Dos 12 indiciados neste mês, seis permanecem presos e seis receberam liberdade provisória com medida cautelar”, enfatiza o delegado.
CRIME ORGANIZADO
Casseb destaca que a investigação do furto de veículos é bem parecida com a que vem desenvolvendo contra a facção do crime organizado que atua em São Paulo, já que atinge o ponto mais nevrálgico do grupo que é a lavagem de dinheiro.
Desde que assumiu o distrito, em janeiro de 2023, o delegado já comandou várias ações que culminaram em prisões e várias apreensões de veículos de luxo, entre outros. Em agosto, os policiais do 30º DP encontraram uma aeronave no Aeroporto Campo de Marte pertencente a uma empresa de fachada, mantida pelo crime organizado, e que era utilizada no tráfico de drogas. No mês passado, a delegacia descobriu um sítio na cidade de Joanópolis, interior de São Paulo,com várias carcaças de aeronaves pertencentes ao PCC.
MUDANÇA NA LEI
Para Casseb, só existe uma forma de diminuir ou acabar com os crimes: uma alteração urgente e significativa na legislação brasileira. Ele não é da opinião de que a polícia prende e a justiça solta. Ele defende a tese que “a legislação brasileira processual é fraca e muito branda e é a legislação que coloca o ladrão na rua. A legislação precisa ser alterada com urgência. A nossa sociedade precisa acordar para isso, senão vamos continuar sofrendo”, afirma.
EXECUÇÃO EM GUARULHOS
Sobre as denúncias feitas contra policiais do 30º DP pelo delator do PCC, Antonio Vinicius Lopes Gritzbach, acusado de mandar matar dois membros da facção em 2021 e que foi executado na semana retrasada no aeroporto de Guarulhos, Casseb disse que nunca teve contato com o corretor de imóveis. “Na minha gestão ele foi chamado no distrito uma única vez para comprovar a propriedade de um dos veículos de luxo apreendidos em uma das agências pertencentes ao crime organizado”, explica. Para o delegado, se houve algum crime de concussão (extorsão cometida por agentes públicos) em gestões anteriores, os envolvidos devem ser afastados e punidos.