O leitor Carlos Mendes alertou e enviou fotos sobre a degradação do asfalto junto às juntas de dilatação do Viaduto Antônio Abdo (antigo Conselheiro Carrão). Na última sexta-feira, dia 11, nossa equipe esteve no local e constatou que o agravamento acontece nas pistas dos dois sentidos do equipamento, inclusive com buracos e ferrugens aparecendo em alguns pontos.
Em pelo menos dois pontos do viaduto a situação é preocupante. Em vídeos enviados pelo munícipe, é possível ver os veículos desviando repentinamente dos buracos. Com o desgaste do concreto que cobria os ferros da laje, o perigo dos veículos terem os pneus cortados também é considerável.
REFORMA RECENTE
O grande problema é que o viaduto passou por obras muito recentemente, há cerca de apenas dois anos e meio (veja edição ao lado). Em 2022, a Prefeitura de São Paulo contratou a empresa Almeida Sapata Engenharia e Construções Ltda para fazer a revitalização do viaduto. O custo da obra foi de R$ 3.350.280,08 e fez parte do Programa de Recuperação e Manutenção de Pontes e Viadutos na cidade, implantado pela SPObras, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB). As obras iniciaram no dia 15 de agosto daquele ano e só foram entregues no final de janeiro de 2023.
Vale ressaltar ainda que, uma obra anterior foi realizada em janeiro de 2008, quando a prefeitura investiu R$ 8,4 milhões nas obras de recuperação do mesmo equipamento.
