A Oficina Cultural Alfredo Volpi, localizada na Rua Américo Salvador Novelli, 416, Itaquera, está organizando uma série de atividades culturais. Uma delas é a apresentação da peça “Chapeuzinho Vermelho”, com a Cia. Le Plat Du Jour, na próxima terça-feira, dia 17, das 15 às 16 horas, que acontecerá no CEU Azul da Cor do Mar, na Avenida Ernesto Souza Cruz, 2.171. Cidade AE Carvalho. Os ingressos devem ser retirados a partir das 14 horas no local.
EXPOSIÇÃO
Outro evento é a exposição “Instalação Nebulosa”, coordenada por Edith Derdyk. Centenas de metros de linha branca, entrelaçando as árvores para uma travessia no espaço. A instalação foi desenvolvida com o público da unidade no 3° trimestre no jardim da unidade. Visitação: até 16 de dezembro, de terça a sexta, das 10 às 21h30; sábado, das 10 às 18 horas.
FOTOGRAFIA
A conversa com o artista Renan Teles ocorrerá no dia 11 de novembro, às 15 horas, na própria oficina. Na oportunidade, será possível falar a respeito do seu processo criativo e suas técnicas desenvolvidas para impressão de fotografia. É preciso correr, pois são 15 vagas.
A atriz Marina Yohara fará uma improvisação de uma das mais desafiadoras obras de William Shakespeare: Macbeth. Para isso, ela convidará os jovens a refletirem a atormentada e paranoica fábula de um rei tirano e cruel. O encontro é para maiores de 13 anos e as inscrições vão até 14 de novembro. A apresentação é no dia 16 do mesmo mês, das 14 às 17 horas.
CONGO
O oficina também será responsável por organizar a festa “Rei e Rainha – Congo da Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França. Quando? Dia 18 de novembro, das 15h30 às 16 horas. Onde? Igreja Nossa Senhora do Carmo, Largo da Matriz, Itaquera.
No mesmo dia, das 18h30 às 19h30, o Grupo Batakerê apresenta “A Cara do Brasil”, na oficina. Através do som dos tambores pessoas se concentram e harmonicamente seguem em um cortejo de percussão com os ritmos: caboclinho, dança afro, samba reggae, coco de roda e as danças urbanas.
CORAL
Até o dia 16 de dezembro, também estará aberta, na Alfredo Volpi, a exposição de Renan Teles “Fotografia Popular Brasileira”. O projeto pretende democratizar a produção de fotografia como arte contemporânea.
Quem gosta de música poderá ver, no dia 18 de novembro, das 16 às 17 horas, o coral da Comunidade Resgate para Vida. O grupo é formado por 14 coristas e cinco instrumentistas, que interpretam as canções de forma moderna e vigorosa.
COCO
No mesmo dia e mesmo horário, quem preferir acompanhar o espetáculo desenvolvido durante as oficinas de Toque e Dança dos Orixás, poderá ir à Praça da Antiga Estação Itaquera para o trabalho desenvolvido por Kelly Santos e Edson Luna.
O Grupo de Coco Semente Crioula se apresenta no dia 23 de novembro, das 20 às 21 horas, na sede da oficina. A partir das vivências que vem sendo desenvolvidas desde a sua formação, a proposta é criar uma roda de coco no jardim da unidade.
TEATRO
No dia 30 de novembro, das 14 às 17 horas, o ator Thiago Andrade, do Núcleo Artístico do Pequeno Teatro de Torneado, interpretará trechos da obra Rei Lear e através da fábula de divisão de seu reinado para suas filhas convidará os espectadores a refletirem e improvisarem. Inscrições: até 29 de novembro.