Moradores próximos ao cruzamento das ruas Serra de Botucatu e Serra de Japi, no Tatuapé, há seis meses esperavam que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tomasse providências quanto à série de acidentes que vinham ocorrendo no local. Vizinhos como Fabio Luiz F. Ortiz e Manoel Ortiz Conejo chegaram a ter de socorrer vítimas em algumas das batidas.
MUDANÇAS
Na segunda-feira anterior, 10, engenheiros da CET resolveram atender às reivindicações da população. Segundo Manoel Ortiz, técnicos implantaram faixas redutoras de velocidade na Rua Serra de Botucatu, instalaram obstáculos que impedem o motorista de mudar de direção, refizeram as faixas de pedestre e criaram nova sinalização de solo chamando a atenção dos motoristas para o perigo.
MAIS ATENÇÃO
“Muitos jovens, provenientes de bares da região, que trafegavam pela Serra de Botucatu simplesmente ignoravam o cruzamento. Com isso, outros veículos advindos da Serra de Japi acertavam os carros em cheio, muitas vezes lançando os mesmos sobre as calçadas”, ressaltou o morador.
Com as alterações inseridas no cruzamento, os motoristas terão de redobrar a atenção, além de reduzirem a velocidade. Caso contrário, antes de causarem um acidente, poderão ocasionar danos aos próprios veículos ao passarem sobre os obstáculos.
UM DOS ACIDENTES
Ao relembrar um dos casos mais graves, Fábio Luiz mostrou o registro de quando quatro veículos – Audi Sedan, Focus, Toyota Sedan e Citroen C3 – se envolveram em uma colisão. No dia do acontecimento, um bar que funciona na esquina estava lotado e várias pessoas estavam sentadas em cadeiras que ficam na calçada.
AVALIAÇÃO
Fábio e Manoel já haviam encaminhado a solicitação à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) avisando sobre a gravidade do problema. O aviso mais recente foi entregue para Ana Lúcia, representante da CET, durante reunião do Conseg Tatuapé. Conforme ela, o uso de redutores de velocidade e a criação de ondulações na pista estavam proibidos, de acordo com os próprios engenheiros. O que existia era a possibilidade de se verificar a redução da largura da pista com o intuito de obrigar o motorista a diminuir a velocidade.