Em outubro de 2013, a reportagem desta Gazeta publicou matéria referente à liberação, pelo Governo Federal, do repasse de R$ 3,1 bilhões, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para a construção de novos corredores de ônibus e terminais.
Nos dias 3, 15 e 17 de outubro, a Prefeitura realizou três audiências públicas para apresentar o Licenciamento Ambiental dos terminais de Itaquera e dos corredores Leste – Radial 1, Leste – Radial 2, Leste – Itaquera e Leste – Aricanduva, com o objetivo de obter novos subsídios para a análise do Estudo de Impacto Ambiental – EIA.
DESAPROPRIAÇÕES
Para a criação dos novos acessos, estima-se que sejam desapropriados 6 imóveis no Corredor Leste Radial 1; 76 no Corredor Leste Radial 2; e 828 no Corredor Leste Itaquera.
De acordo com informações do engenheiro Delson Lapa, assessor de SPObras, as desapropriações serão necessárias em alguns trechos para a construção das estações e também para dar espaços à ultrapassagem.
Para evitar especulações e falsos avisos de desapropriações, o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Roberto Garibe, durante visita à Subprefeitura Aricanduva/Formosa/Carrão, destacou que na sede da SPObras há uma equipe de atendimento só para passar as informações sobre as desapropriações.
“Na Radial haverá um dos corredores mais longos e com menos desapropriações, se comparado aos outros corredores. Os projetos foram revisados e otimizados para evitar, ao máximo, desapropriações, mas em alguns casos é muito difícil evitar este processo”, observou o secretário que destacou que as obras apenas aguardam pelas referidas licenças ambientais para terem início.
O atendimento na SPObras acontece de terça a quinta, na Praça do Patriarca, 96, das 13h30 às 16h30. É preciso levar o IPTU. As informações serão passadas apenas aos proprietários e locatários, devidamente identificados.
COMPENSAÇÃO
Canteiros e espaços verdes também serão utilizados para a construção dos corredores. Levantamento apontou a existência de cerca de 1.600 árvores isoladas ao longo dos caminhos e que o projeto deverá priorizar a preservação e o transplante, ao invés do corte das espécies. Para amenizar o impacto ambiental estão programadas ações de plantio compensatório ao longo dos novos corredores e nos bairros do entorno, assim como compensação específica para as áreas que serão utilizadas e que fazem parte do Parque Linear Aricanduva – Corredor Leste Radial 1; e do Parque Linear Rio Verde – Corredor Leste Itaquera.
OBRAS INSERIDAS
O pacote de obras contempla ainda a construção o novo Terminal Itaquera, com área de 40 mil m2; a requalificação e modernização do Terminal Itaquera, que já aconteceu; as paradas com Tarifa Desembarcada (Corredor Radial Leste 1 e 2); a construção de um túnel exclusivo para ônibus (na região do Parque Dom Pedro); e a construção de quatro novos viadutos.
O Corredor Leste Radial 1, com 12km, segue do Terminal Parque Dom Pedro II até a Rua Joaquim Marra, após a estação Vila Matilde do Metrô. Na região do Metrô Penha há indicação de construção de um viaduto exclusivo para os ônibus. Depois, o Corredor Leste Radial 2, com 5km, continua até a Praça Emilia de Freitas, próximo à estação Corinthians-Itaquera do Metrô.
O Corredor Leste Aricanduva, com 14km, parte da Avenida Radial Leste até a ligação com a Avenida Ragueb Chohfi. Na altura da Avenida Itaquera, consta a construção de um viaduto para a passagem em ambos os sentidos da via.
E, por fim, o Corredor Leste Itaquera, com 14km, compreende o trecho da Avenida Itaquera, partindo do Terminal Carrão, continuando pela Avenida Líder e voltando para a Avenida Itaquera até a estação de Transferência da Jacu-Pêssego.
MAIS INFORMAÇÕES
O Rima – Relatório de Impacto Ambiental – está disponível para consulta pública no Cades, localizado na Rua do Paraíso, 387, 1º andar, telefone 3266-7141, das 10 às 16 horas, nos dias úteis. Informações também podem ser encontradas no link. Já no link e link é possível saber mais sobre os corredores da Zona Leste.