O bairro de Itaquera, nas proximidades da estação do Metrô, está passando por mudanças em seu sistema viário e de drenagem. Isso porque a OAS Construtora, empresa responsável pelas obras na região, mantém quatro frentes de trabalho no local, desde a estação Artur Alvim do Metrô até as proximidades do Parque Linear Rio Verde-Jacu, junto à Avenida Itaquera.
A primeira prevê a extensão da Avenida Radial Leste em cerca de 12 quilômetros. A segunda dá início à construção de cinco viadutos que farão a interligação de bairros como Itaquera, Artur Alvim, Cidade AE Carvalho, XV de Novembro e Guaianases. As outras duas obras previstas, por enquanto, deverão implantar três passagens de nível, além de promover a canalização do Córrego Rio Verde-Jacu.
MAIS ATENÇÃO
Para implementar as alterações no trânsito, a construtora, em conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego, já começou a exigir mais atenção do motorista que passa na Radial Leste, no sentido de Itaquera seguindo para Guaianases e vice-versa. Nesse trajeto, a empresa bloqueou algumas faixas de trânsito e desviou o fluxo de carros. Essas mudanças têm confundido alguns condutores que passam pelo lugar. Sem contar a intensificação do tráfego nos horários de pico.
INTERLIGAÇÃO
A construtora irá providenciar a interligação na Rua Alfredo Costa com acesso às ruas Monsenhor Agnelo e Damásio Pinto, para voltar a unir o bairro de XV de Novembro ao de Itaquera.
Já a Rua Margarida Cristina Baumann, paralela à Nova Radial, deverá ganhar uma interligação com a Rua Damásio Pinto. O projeto pretende, também, criar uma terceira faixa paralela à Rua Damásio Pinto e planejar um viário de apoio próximo ao Shopping Itaquera.
ÁGUIA DE HAIA
Dentro do novo sistema, que inclui o Viaduto Guaianases, estão os pontilhões das ruas Boaventura e Quinta de São Miguel, que irão integrar a região do Lajeado com Itaquera, além da ligação com a Estrada de Poá.
A ligação Itinguçu compreenderá acessos pela Rua José Giordano e Avenida David Domingues Ferreira, com viário de apoio pela Avenida Inajar Guaçú, com alargamento da Rua Porto Amazonas, criação de uma terceira faixa paralela à Rua David D. Ferreira e da passagem inferior Inajar Guaçú.
FALTA ILUMINAÇÃO
Apesar das obras trazerem alguns transtornos a motoristas e pedestres, a maior preocupação de quem dirige pela região está relacionada à falta de iluminação pública entre as estações Artur Alvim e Itaquera do Metrô. Quem percorre o trecho pela faixa da esquerda da Radial não consegue enxergar a mureta que separa as pistas, pois a maioria dos motoristas utiliza farol alto e atrapalha a visão de quem vem na direção oposta. Para quem está na ciclovia o perigo também é grande, já que os ciclistas correm o risco de serem assaltados.

