A Prefeitura de São Paulo deu um passo inédito na ampliação do programa de segurança Smart Sampa. A partir deste mês, imagens de câmeras externas de condomínios residenciais começam a ser integradas ao sistema, considerado o maior de videomonitoramento da América Latina.
O pioneiro nessa nova etapa é o Edifício Outeiro dos Pássaros, localizado na Rua Presidente Antônio Cândido, no Alto da Lapa. O condomínio irá compartilhar, de forma voluntária, as imagens de três câmeras posicionadas para vias públicas com a central de monitoramento do Smart Sampa.
A adesão foi formalizada após o síndico do prédio manifestar interesse por meio do portal da Prefeitura. A proposta passou por análise documental e verificação técnica dos equipamentos por parte da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, que aprovou o credenciamento no fim de junho.
AMPLIAÇÃO
Atualmente, o Smart Sampa já conta com 31,3 mil câmeras ativas instaladas em pontos estratégicos da cidade, 20 mil do próprio programa e outras 11,3 mil provenientes de parcerias com entes privados. Com a entrada de condomínios residenciais, a Prefeitura amplia ainda mais a capilaridade da vigilância urbana, reforçando a prevenção e combate à criminalidade.
A Prefeitura tem incentivado empresas, concessionárias e cidadãos a aderirem ao “Chamamento Público” do programa, desde que os equipamentos estejam voltados para áreas públicas. Outras 37 empresas já aderiram ao sistema. No caso dos condomínios, é necessário apresentar documentação como RG e CPF do síndico, CNPJ da unidade, convenção condominial e ata da última eleição de síndico, além de assinar um termo de cessão das imagens.
ALERTAS
INTELIGENTES
O Smart Sampa é uma ferramenta inovadora que vem modernizando a política de segurança municipal, permitindo que criminosos condenados por estupro, assassinato, e até mesmo integrantes de facções criminosas e da máfia chinesa, que estavam circulando pela sociedade e colocando vidas em risco, fossem reconhecidos pelas câmeras e levados de volta ao sistema prisional.
O sistema utiliza algoritmos avançados capazes de gerar alertas inteligentes para identificar atos de intrusão, vandalismo e furto. A central de monitoramento do programa também está integrada a diversos órgãos públicos — como SAMU, CET, Polícia Militar e Polícia Civil —, garantindo respostas mais ágeis no atendimento à população.
Os interessados devem se inscrever no site www.smartsampa.prefeitura.sp.gov.br