O tradicional concurso Comida di Buteco reúne em 2026 um total de 157 bares participantes na capital e na região metropolitana de São Paulo. Até o dia 10 de maio, o público pode visitar os estabelecimentos, experimentar os petiscos criados especialmente para o concurso, vendidos a preço fixo de R$ 40, e participar da votação que elegerá o melhor buteco da cidade.
Nesta edição, o tema nacional do concurso é verduras. Em um estado que lidera a produção de verduras no país, os butecos participantes criaram petiscos a partir de folhas, talos e flores comestíveis, explorando diferentes combinações e preparos nas receitas apresentadas ao público.
COPA DO MUNDO
Em ano de Copa do Mundo, quando o Brasil inteiro se reúne para vibrar e celebrar, o buteco ganha ainda mais protagonismo como ponto de encontro. É no balcão ou na mesa da esquina que amigos e famílias se reúnem para acompanhar os jogos, compartilhar petiscos e celebrar a cultura que faz parte do cotidiano do país.
Criado no ano 2000, em Belo Horizonte, o Comida di Buteco surgiu com o objetivo de valorizar os butecos familiares e a cozinha de raiz. Desde então, o concurso se expandiu e hoje reúne bares em diversas regiões do país, mobilizando consumidores, cozinhas e balcões em torno da cultura do buteco.
AVALIAÇÃO DO PÚBLICO
A avaliação acontece a partir da soma das notas do público e de um corpo de jurados. Cada buteco recebe pontuação de 1 a 10 em quatro critérios: petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene. O petisco representa 70% do peso da nota, enquanto os demais critérios têm 10% cada. O resultado final considera 50% da avaliação do público e 50% dos jurados.
Após a etapa regional, os vencedores de cada circuito avançam para a fase nacional, quando um novo grupo de jurados visita os campeões estaduais para definir o Melhor Buteco do Brasil. O resultado foi anunciado em julho, em cerimônia realizada em São Paulo.
Para conhecer os botecos participantes em sua região acesse: www.comidadibuteco.com.br
Cabana de Sabor BBQ (Gratinado cremoso de couve-flor e brócolis com creme de queijo, finalizado com um ninho de cupim desfiado ao estilo BBQ)


