Na última quarta-feira, dia 20, comerciantes das avenidas Líder e Itaquera se reuniram com o objetivo de contestar a implantação do corredor de ônibus nos dois endereços, em ambos os sentidos, em horário integral – de segunda a sexta, das 6 às 20 horas.
“Este é o segundo encontro e o nosso primeiro movimento em protesto aos corredores de ônibus destas avenidas. Depois que o novo sistema começou a funcionar o comércio apresentou queda no movimento”, explicou o idealizador do movimento, Jotamar Aparecido Candido.
HORÁRIO ALTERNATIVO
De acordo com o documento entregue à CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, os comerciantes reivindicam que o corredor de ônibus funcione nos horários de pico, ou seja, das 6 às 9 horas (sentido cidade), e das 17 às 20 horas (sentido bairro). “Acreditamos que desta forma fique bom pra todo mundo”, completou Jotamar.
De acordo com levantamento feito pelos comerciantes, as avenidas Líder e Itaquera são as únicas na Zona Leste a terem o corredor de ônibus em operação durante o dia todo. Avenidas como a Mateo Bei e São Miguel também têm o corredor, só que em horário reduzido.
COMÉRCIO TEVE QUEDAS
“Desde que este corredor começou a funcionar, isso há cerca de quatro meses, observei uma queda no movimento no meu comércio. Não tem mais lugar para estacionar. Sem falar que muitas pessoas, que têm suas casas nas avenidas, estão sendo multadas”, comentou Kleber Torezan.
“O impacto na economia local foi fulminante. São poucos os comércios que têm recuo para estacionar. E, quando tem, são poucas as vagas. Antes do corredor de ônibus ser implantado não tinha problema nenhum. Todo mundo trabalha tranquilamente, tinha onde parar, os moradores entravam e saiam de suas casas normalmente. Agora, o resultado é este aí”, contou o comerciante Osvaldo Pedro da Silva.
“Se a CET não mudar o horário deste corredor de ônibus, o comércio destas avenidas vai quebrar pela falta de faturamento. Isso precisa ser resolvido o quanto antes! Donos de padarias, açougues, farmácias, entre outros estabelecimentos, estão perdendo clientes porque não tem onde estacionar. Tenho um comércio há 25 anos na Avenida Itaquera e nunca passei por um momento tão crítico como este”, desabafou Wilson Carregalo.
NOVA REUNIÃO
Ainda de acordo com Jotamar, o pedido de mudança do horário dos corredores de ônibus das avenidas Líder e Itaquera também foi comunicado ao vereador Toninho Paiva.
Procurado pela reportagem, Paiva disse que, diante das informações passadas, entrou em contato com a CET e marcou, para a próxima semana, no dia 27, um encontro com o gerente operacional da CET.
“Vamos nos reunir com os comerciantes para tentar resolver logo esta situação e ver o que fica bom pra todo mundo. Eu também pretendo comparecer”, disse o vereador.
A reunião está marcada para acontecer na Avenida Itaquera, 1.589, às 18h30. Comerciantes interessados em participar podem obter mais informações pelos telefones 3487-0207 e 7879-3025, e falar com Jotamar.
“Estou muito contente com o apoio recebido pelos comerciantes e gostaria de agradecer imensamente a presença de cada um na última quarta-feira. Juntos, tenho certeza que vamos conseguir reverter esta situação. Quanto mais pessoas, melhor para conquistarmos esta vitória”, completou o também comerciante.
O movimento também ganhou apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaquera, representado na ocasião por Carlos Alberto.
gostaria de dizer que na av. celso garcia onde tem maior fluxo de onibus tambem tem horario alternativo para o corredor de onibus, com certeza o comercio parou pois os clientes não conseguem mais estacionar e isso causa desagradaveis momentos para o comercio. sou a favor do horario alternativo se várias avenidas que tem maior fluxo de onibus tem horarios alternativos, a av. lider e av. itaquera tambem tem que ter os mesmos direitos.