O Catavento Cultural e Educacional, museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, recebe a mostra “Ciência para uma Vida Melhor”. A exposição, patrocinada pela Bayer, apresenta algumas das mais importantes inovações ocorridas nos últimos 150 anos, em diversos países. Interações com microscópios, câmeras de imagem térmica, sensores de odores, vídeos e jogos digitais são algumas das experiências proporcionadas ao visitante.
Além de jogos interativos, como o que detalha como o gás carbônico pode ser utilizado como matéria-prima para fabricação de materiais como o plástico, por exemplo.
DIFERENTES INOVAÇÕES
Com 21 stands interativos, o visitante viaja por diferentes inovações, com destaque para seis microscópios que mostram diferentes superfícies, como um coágulo, a cabeça de um ácaro e a superfície de um útero. O visitante também pode imitar seu coração, bombeando sangue com suas próprias mãos e conhecendo, assim, as doenças cardíacas e os avanços da medicina nessa área. Uma câmera infravermelha mostra como funciona o isolamento térmico em uma residência e as matérias-primas mais modernas usadas na construção civil e, ainda, um sensor com diferentes odores exibe os avanços feitos na agricultura nos últimos anos, permitindo sentir o cheiro de diferentes frutas.
SERVIÇO
“Ciência para uma Vida Melhor”. Até 9 de maio no Claustro – Catavento Cultural e Educacional (Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº). Horários: terça a domingo, das 9 às 17h (bilheteria fecha às 16 horas). Ingressos: R$ 6 e meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. Gratuito aos sábados. Mais informações no telefone 3315-0051.