No próximo dia 23 de agosto, a CIC Calçados encerrará suas atividades. Inaugurada em dezembro de 1972 na Avenida Celso Garcia, 5344, na esquina com a Rua Cesário Galero, a loja que ocupa um espaço de 5 mil metros quadrados, provavelmente dará lugar a algum empreendimento imobiliário já que seu terreno foi comercializado com uma construtora da região.
Após a morte de seu fundador, o empresário Ary Borges Fidelis, ocorrida em junho deste ano, aos 90 anos de idade, os herdeiros decidiram não continuar com o negócio. “A loja era a vida dele”, declarou uma funcionária que trabalhou vários anos com o comerciante.
HISTÓRIA
O CIC Calçados, também conhecido como Centro Industrial do Calçado, ocupou o prédio que era do antigo Restaurante Laçador que ficava na parte térrea do imóvel e do Cine São Jorge, que ocupava o pavimento superior. Inclusive, a mesma fachada do cinema foi restaurada e preservada até hoje. Durante o carnaval, as poltronas do Cine São Jorge eram removidas e no local eram realizados os bailes do Corinthians, antes da construção de seu ginásio.
O Cine São Jorge marcou época, não só pelo número de casais que foram formados em suas matinês, mas também por sua beleza arquitetônica. Com capacidade para 2.100 pessoas, foi inaugurado em 12 de outubro de 1945, com o filme “Um retrato de mulher”, e funcionou até 21 de janeiro de 1973, quando foi adquirido por Fidelis. Em junho do mesmo ano, o local reabriu com o nome de Cine CIC.
VITRINE GIGANTE
A loja do CIC sempre chamou a atenção pelo tamanho de sua vitrine e de sua fachada toda iluminada com lâmpadas flourescentes. Eram mais de 100 metros lineares de calçados expostos, com centenas de modelos.
No auge de seu crescimento, a loja chegou a ter mais de uma centena de colaboradores, entre vendedores, gerentes e parte administrativa. Atualmente, a loja conta com 15 funcionários.
No início o CIC possuia uma filial no bairro da Mooca, localizada na esquina da Rua da Mooca com Rua Teresina.
Um dos segredos do sucesso da CIC Calçados é que a loja sempre teve a presença de seu proprietário no balcão, sempre oferecendo um atendimento personalizado e exigindo trabalho sério e organizado de sua equipe.
